DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4676284
Jader Luís da Silveira
Ciências
Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG
Especialização
em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na Universidade Federal
de Minas Gerais – UFMG
Fundador
e Diretor Geral do Grupo MultiAtual Educacional
RESUMO
Os
objetos de aprendizagem são recursos digitais utilizados no ensino. Entretanto,
esses objetos são pouco aproveitados pelos professores, devido à falta de
conhecimento em selecionar e aplicar tais ferramentas. O objetivo desse
trabalho é realizar uma comparação e avaliação de objetos que abordam a
Citologia em Biologia no ensino médio. Para atingir tal objetivo, serão
selecionadas as ferramentas para uma aprendizagem dinâmica. Os resultados
mostram que é possível usar um objeto principal e paralelos para atingir o
objetivo da aula. Conclui-se que um objeto ou um conjunto, podem ser utilizados
para melhor integração do processo de ensino-aprendizagem..
Palavras-chave: Objetos
de Aprendizagem. Biologia. Internet. Dispositivos Móveis.
ABSTRACT
Learning
objects are digital resources used in teaching. However, these objects are
little used by teachers, due to the lack of knowledge in selecting and applying
such tools. The objective of this work is to carry out a comparison and
evaluation of objects that approach Cytology in Biology in high school. To
achieve this goal, tools for dynamic learning will be selected. The results
show that it is possible to use a main object and parallels to achieve the
objective of the class. It is concluded that an object or a set can be used to
better integrate the teaching-learning process..
Keywords: Learning
Objects. Biology. Internet. Mobile devices.
1. Introdução
A
O objeto de aprendizagem ou objeto educacional é um recurso em áudio, vídeo,
imagem, etc com função de complementar o que é ensinado em sala de aula,
podendo ser organizado, adaptado e reutilizado de acordo com a proposta em
questão (NICOLA, 2010). A utilização dos objetos contribui para a mudança da
aprendizagem em Biologia a fim de romper os atuais limites de figuras 2D,
passando para figuras e animações 3D, áudios, dentre outros. Muitas vezes, os
objetos existem, já estão catalogados com suas funções e instruções de uso,
entretanto, o docente não sabe encontrar, selecionar quais objetos usar e o
modo de aplicar, dificultando o uso de tais ferramentas.
O
objetivo desse trabalho é realizar uma comparação e avaliação de objetos de
aprendizagem que abordam a Citologia em Biologia, focando alunos do 1º ano do
ensino médio. Para atingir tal objetivo, o autor selecionou as melhores
ferramentas que podem melhorar a aprendizagem dos alunos, buscando uma melhor
qualidade das aulas de forma a torná-las mais dinâmicas.
Como
principal resultado encontrado, verifica-se que o ensino baseado no uso dos
objetos educacionais em Citologia torna-se agradável, integrador e efetivo. A
aprendizagem é feita de forma lúdica e dinâmica, além de diminuir os custos de
laboratórios e utensílios para planejamento de aulas práticas. Também são
reduzidos os custos de tempo de planejamento, pois o conteúdo é pré-formatado
para o uso, com a possiblidade de adaptação de acordo com os momentos
específicos das aulas.
Este
trabalho está estruturado em outras 5 seções. Na seção 2 é apresentado o
Referencial Teórico. Na seção 3 é apresentada a metodologia utilizada. Na seção
4 é realizada a seleção, avaliação e comparação dos objetos. Na seção 5 são
realizadas análises e discussões relacionados aos resultados obtidos.
Finalmente na seção 6, apresentam-se as conclusões e as perspectivas da
continuidade desse trabalho.
2. Referencial Teórico
2.1. As Tecnologias
da Informação e da Comunicação no Ensino de Biologia
A
Biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas formas. A base para
estudar a vida é a célula, unidade formadora dos seres vivos. (ALBERTS et al.,
2006). Assim, é indispensável para alunos do 1º ano do ensino médio, conhecer a
célula, objeto de estudo da Citologia, mesmo com as dificuldades apresentadas
devido à complexidade dos termos utilizados e da dificuldade de aplicar tais
conhecimentos no cotidiano.
O
ensino de Citologia, como aponta Reis et al. (2013), é realizado através da
transmissão de conteúdo, sem a intertextualidade, interdisciplinaridade e
relação dos problemas com as situações cotidianas, fazendo com que o aluno
fique desmotivado e tenha dificuldades de aprendizado. Lima (2009) relata que
os alunos aprendem através da decoração dos processos envolvidos e desenhos bidimensionais.
Garcia
(2006) menciona que “as tecnologias da informação e da comunicação conduzem a
novas formas de atividades mentais, que afetam o modo de agir e de pensar do
indivíduo”. Assim, a escola deve ser um espaço social de aprendizagem, aliando
as TICs a uma aprendizagem prazerosa, privilegiando todos os sentidos, como
som, imagem, movimento, animações (RUPPENTHAL et al., 2011), fazendo com que,
os alunos se mostrem mais satisfeitos e o processo de ensino-aprendizagem
efetivo.
O
uso das tecnologias inovadoras em sala de aula pode garantir a vivência de
processos participativos e compartilhamento de ensino em um processo dinâmico.
Porém, essa não é a realidade na maioria das escolas (SILVA, 2003), pois há
ocasiões que não há computador ou conexão a Internet, ou ainda ambos. Uma
solução para esse caso, seria o uso dos dispositivos móveis para suprimir a
falta dos equipamentos, possibilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem
ativa, aberta a sugestões e críticas dos alunos.
Devido
ao uso constante de novas tecnologias pelos alunos, inclusive no ambiente
escolar, utilizar tais recursos como ferramentas de ensino, torna as aulas mais
motivadoras, dinâmicas e proveitosas (BASTOS, 2010), fazendo com que essas
tecnologias tornem-se aliadas ao processo de ensino-aprendizagem, além de
contribuir para o aprendizado sobre as células.
2.2. Objetos de Aprendizagem no Ensino
de Citologia em Biologia
Nicola
(2010) relata que o objeto de aprendizagem é uma ferramenta que tem a função de
ser um complemento ao que é aprendido na sala de aula, podendo ser organizado,
adaptado e reutilizado de acordo com a proposta em questão. O uso desses
objetos contribui para que a educação formal e a informal sejam unidas,
tornando o aprendizado mais produtivo (GOMES, 2014).
O
uso dos objetos de aprendizagem ou objetos educacionais nas aulas de Biologia
possui grandes benefícios como: motivação pelo conhecimento e aprendizagem,
adquiridos de forma lúdica e dinâmica e, diminuição de custos de laboratórios e
utensílios para planejamento de aulas práticas. Também se inclui a redução de
custos de tempo de planejamento, pois o conteúdo é pré-formatado para o uso
(NASCIMENTO, 2016).
Porém,
segundo Matta e Ribeiro (2012), muitos professores não tem conhecimento da
existência de objetos de aprendizagem gratuitos. Esse fato pode ter relação com
a pouca divulgação ou capacitação insuficiente para manusear tais recursos.
3. Metodologia
Para
consecução do objetivo proposto, este trabalho foi dividido em 5 etapas
sequenciais, mostradas na figura 1, denominadas de Escopo do Conhecimento,
Identificação e Listagem de Objetos de Aprendizagem, Seleção dos Objetos,
Avaliação Comparativa e Análise dos Resultados.
Figura 1 - Fluxograma da metodologia
de trabalho
Fonte: Autoria própria.
Na
primeira etapa, Escopo do Conhecimento, será listado o conteúdo programático
tratado em Citologia no 1º ano do ensino médio, bem como destacado figuras e
relatado como este conteúdo é ensinado hoje, considerando, pelo menos, três
livros utilizados em de escolas públicas como referência.
A
segunda etapa, Identificação e Listagem de Objetos de Aprendizagem, consiste
em utilizar sites de busca para encontrar os principais objetos de aprendizagem
aplicáveis no ensino de Citologia. Para isto, palavras-chave deverão ser definidas
a fim de encontra-los. Em seguida, os objetos encontrados terão seus nomes
listados. Serão listadas apenas ferramentas que abordem um ou mais tópicos
listados na primeira etapa.
Na terceira etapa, Seleção
dos Objetos, será estabelecido um conjunto de critérios para definir
quais objetos identificados na segunda etapa serão de fato analisados e
comparados.
A
quarta etapa, Avaliação Comparativa, serão comparados quais objetos
educacionais são mais adequados ao processo de ensino-aprendizagem. Serão comparados
quais objetos estão mais voltados ao tema de Citologia e ao nível de ensino que
será aplicado.
A
quinta etapa, Análise dos Resultados, é representada pela análise da
aprendizagem dos alunos, na possibilidade de os objetos de aprendizagem serem
utilizados de acordo com a escolha dos critérios descritos na terceira etapa.
Também será avaliado quais objetos apresentam maior eficiência e potencial
pedagógico.
4. Desenvolvimento
Nessa seção contém a aplicação da
metodologia da seção anterior.
4.1. Escopo do Conhecimento
Os
conteúdos de Citologia na disciplina de Biologia no 1º ano do ensino médio
durante todo o ano letivo, segundo o Ministério da Educação (MEC) são
apresentados no quadro 1, que por sua vez é comparado com os mesmos conteúdos
abordados no Estado de Minas Gerais, segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN+).
Quadro 1 - Conteúdo programático
tratado em Citologia no 1º ano do ensino médio no Brasil
CONTEÚDO |
TÓPICOS (DETALHAMENTO DO CONTEÚDO) |
Instrumentos
óticos |
Estrutura
de diferentes seres vivos a organização celular. |
Diferentes
tipos de células |
Organização
e o funcionamento de diferentes tipos de células. |
Origem
única |
Características
comuns entre os seres vivos |
Interior
das células |
Complexo
Golgiense, lisossomos, ribossomos, mitocôndrias. Centríolos, cloroplasto,
retículo endoplasmático liso e rugoso, Carioteca, Nucleoplasma, cromatina e
Nucléolo. |
Funções
vitais básicas e seus processos relacionados |
Membrana
celular. Processos de obtenção de energia pelos sistemas vivos –
fotossíntese, respiração celular. Reprodução celular e câncer. Material
hereditário em células de diferentes tipos de organismo. Ciclo celular e seus
processos. |
Fonte: BRASIL, Ministério da Educação – PCN+
(2005).
O Conteúdo Básico Comum (CBC)
de Biologia adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais se
assemelha muito aos conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, conforme o
quadro 2.
Quadro 2 - Conteúdo programático de
Citologia no 1º ano do ensino médio em Minas Gerais
CONTEÚDO |
TÓPICOS
(DETALHAMENTO DO CONTEÚDO) |
Envoltórios celulares |
A teoria celular. Os envoltórios celulares.
Membrana plasmática. Envoltórios externos a membrana plasmática. Processos de
troca entre a célula e o meio externo. Concentração de uma solução. |
Organelas citoplasmáticas |
Complexo de Golgi, lisossomos, ribossomos,
mitocôndrias. Centríolos, cloroplasto, retículo endoplasmático liso e rugoso. |
Núcleo celular |
Carioteca, Nucleoplasma e cromatina,
Nucléolo. |
Divisão celular |
Ciclo celular, Interfase, Mitose e meiose
em células animais, Vegetais, Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase e
citocinese, Mitose em células vegetais, Meiose, Meiose I, Meiose II. |
Metabolismo energético |
Fotossíntese, Respiração, Fermentação,
Quimiossíntese. |
Fonte: Secretaria de Estado de Educação de
Minas Gerais (2005).
Comparando-se os dois quadros é
possível notar que os conteúdos são semelhantes, porém abordados de forma
aprofundada em alguns assuntos e mais genericamente em outros. Diante disso,
pode-se afirmar que os conteúdos abordados no Estado de Minas Gerais são divididos,
segundo as necessidades e realidade do público alvo, sendo perceptível notar
que os temas seguem as orientações nacionais e dos próprios livros didáticos.
Esse trabalho portanto, adotará os conteúdos utilizados em Minas Gerais.
Os
livros didáticos de Biologia utilizados nas escolas públicas, buscam demonstrar
com teoria e algumas práticas, os assuntos abordados. No entanto, apesar de
abranger todos os conteúdos, eles são poucos interligados com a tecnologia e
suas principais ferramentas, tornando o ensino teórico e fora da realidade dos
estudantes.
No
livro “Biologia” de
César da Silva Junior, Sezar Sasson e Nelson Caldini Júnior, possui seções de
atividades, para desenvolver as habilidades exigidas no Enem relacionadas à
Citologia. O programa é completo, dosado na medida certa com linguagem adequada
ao nível dos alunos, evitando excesso de termos técnicos.
O
livro “Biologia – Volume Único”, dos mesmos autores anteriores, oferece texto
didático fluente e de fácil entendimento, estabelecendo comunicação direta com
o aluno, com leituras complementares e exercícios que levam o aluno a “pensar
biologicamente”.
O
livro “Biologia em Contexto” de José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues
Martho, traz uma abordagem interdisciplinar, relacionando aspectos do conhecimento
científico, práticas da racionalidade argumentativa e buscando aproximações da
Citologia com outros campos da Ciência e outras áreas do saber, relacionando-os
com o cotidiano.
4.2. Identificação e Listagem de Objetos
de Aprendizagem
As palavras-chave utilizadas no site
de buscas “Google” são: “objetos educacionais”; “objetos de aprendizagem”;
“citologia”; “ensino médio”. A busca “objetos educacionais citologia” leva a
resultados específicos, levando o usuário à uma listagem de objetos. A busca
“objetos de aprendizagem citologia” traz uma listagem de tutoriais, manuais e
artigos sobre a aplicação dos objetos. Nessa busca indica também endereços de
repositórios com maiores quantidades de materiais, que de acordo com a pesquisa
proposta são:
1.
MERLOT – www.merlot.org/merlot
2.
NOAS – www.noas.com.br
3.
Portal do Professor –
portaldoprofessor.mec.gov.br
4.
Banco Internacional de Objetos Educacionais –
objetoseducacionais2.mec.gov.br
Foram
visitados os 30 primeiros links de cada um dos repositórios que levam aos
objetos educacionais procurados. O quadro 3 mostra a relação dos objetos de
aprendizagem encontrados em cada um dos repositórios.
Quadro 3 - Relação de objetos de
aprendizagem e seus repositórios
Identif. |
Nome oficial do objeto de
aprendizagem |
Repositório |
1 |
Dobramento
das Proteínas |
NOAS |
2 |
Ligações
de Hidrogênio em Moléculas de Água |
Portal
do Professor |
3 |
Mutações |
Banco
Internacional de Objetos Educacionais |
4 |
Tradução |
Banco
Internacional de Objetos Educacionais |
5 |
Transcrição |
Banco
Internacional de Objetos Educacionais |
6 |
Síntese
de Proteína |
Portal
do Professor |
7 |
Difusão
através de uma Membrana Permeável |
NOAS |
8 |
Através
de uma Membrana Semipermeável |
NOAS |
9 |
Difusão
& Massa Molecular |
NOAS |
10 |
Papel
da Temperatura na Difusão |
Portal
do Professor |
11 |
Difusão
de Corante na Água |
Banco
Internacional de Objetos Educacionais |
12 |
Experimento
de Síntese e Secreção de Proteínas |
MERLOT |
13 |
Experimento
Meselson-Stahl |
Banco
Internacional de Objetos Educacionais |
14 |
Variedade
de Alelos |
MERLOT |
15 |
Evolução
de Organelas Celulares |
Portal
do Professor |
16 |
Mitose |
NOAS |
17 |
Meiose |
NOAS |
18 |
Organelas
Celulares |
NOAS |
19 |
Respiração |
NOAS |
20 |
Fotossíntese |
NOAS |
21 |
Transcrição
DNA |
NOAS |
22 |
Canais
da Membrana |
Portal
do Professor |
23 |
Cell
Model |
MERLOT |
24 |
Cells
Alive |
MERLOT |
25 |
Aprendendo
por Osmose |
NOAS |
26 |
Cadeia
de Transporte de Elétrons |
NOAS |
27 |
Apoptose
e Necrose |
Portal
do Professor |
Fonte: Autoria própria.
4.3. Seleção dos Objetos
Uma
seleção preliminar foi feita com o critério de escolha dos 30 primeiros objetos
de cada repositório, desses, foram escolhidos os que abordam exclusivamente o
tema “Citologia”, resultando em 27 objetos. Buscando um ensino dinâmico e
interativo, foram desconsiderados objetos educacionais que visam apenas
imagens, áudios e/ou vídeos. Foi dada preferência para objetos completos,
integrando animações e recursos facilitadores do conhecimento, como áudios,
vídeos e textos.
A
partir da análise dos dados, realizou-se a seleção secundária, onde foram
buscados objetos de aprendizagem nos repositórios e excluindo os que não
interessavam. Foram analisados os 27 restantes, seguindo os seguintes
critérios: licença de uso gratuita, idioma de uso em Língua Portuguesa, ser
executável em aplicativos móveis, e corretude.
A
importância do critério tipo de licença se dá pelo fato da escola pública não
possuir recursos suficientes para investir em tecnologia, sendo necessário
utilizar objetos de aprendizagem gratuitos.
Quanto
ao critério do idioma, excluiu-se os objetos totalmente em Inglês, e em Inglês
intuitivo, aquele em que as imagens auxiliam em seu entendimento e que não
apresenta textos, e sim palavras ou expressões parecidas com a Língua
Portuguesa. Assim, apenas objetos em Português foram escolhidos para facilitar
o entendimento dos alunos e o manuseio dos recursos.
O
critério de que os objetos devem ser executados em dispositivos móveis surgiu
devido à falta de equipamentos de informática nas instituições de ensino. Em
casos de alunos sem smartphone ou acesso à internet, a possível solução são as
duplas de trabalho, de acordo com a disponibilidade de cada estudante.
Quanto
ao critério corretude, após verificações, foi observado que a veracidade do
conteúdo está em conformidade assim como as informações estão atualizadas, não
sendo encontrados erros de digitação, grafia e gramática e outras
inconsistências. Todas essas avaliações dos objetos, teve por finalidade a
verificação da veracidade do conteúdo, assim como para identificar se as
informações estão atualizadas.
A
seleção foi realizada observando a importância da verificação de fontes
confiáveis, além da atenção aos direitos autorais, para que não sejam violados.
São considerados quantos tópicos da ementa de Citologia listados na primeira
etapa são cobertos pelo objeto de aprendizagem.
4.4. Avaliação Comparativa
Adotou-se
como critérios da avaliação comparativa, a quantidade de tópicos que a
aplicação atende e a nota de adequação do aplicativo para o ensino de Citologia
baseado na experiência do autor, seguida de comparação. Somente foram selecionados,
os objetos que apresentam dois ou mais tópicos da ementa. Dessa maneira, para cada aplicativo será
dada uma nota, tomando-se como base a experiência docente diante do objeto mais
adequado aos alunos e série escolar de trabalho.
A
estratégia de avaliação foi dividida em duas análises comparativas. Na primeira
parte, analisou-se a quantidade de tópicos cobertos pela ementa e a correta
funcionalidade do sistema, conforme mostra o quadro 4. Na segunda etapa, os
objetos que selecionados foram comparados de acordo com os critérios mais
trabalhados.
Baseado
nos assuntos abordados por cada objeto de aprendizagem, foi feito um mapeamento do conteúdo e dos
objetos de aprendizagem nos quais atendem determinado conteúdo. Na primeira
etapa foram encontrados 27 objetos educacionais relacionados à Citologia.
Desses, 19 estão em Língua Inglesa, sendo 17 com uma linguagem intuitiva e de
fácil entendimento, devido às ricas ilustrações e materiais disponibilizados;
os outros 2, apresentam textos inteiramente em inglês, dificultando o
entendimento do objeto.
Os
objetos “Dobramento das Proteínas”, “Mutações”, “Tradução” e “Transcrição”
possuem grande qualidade educacional, assim como os objetos “Cell Model” e “Cells Alive” são bastante ricos e com grande potencial pedagógico,
apresentando mais de dois tópicos em Citologia. Entretanto, esses 19 objetos
foram descartados, inclusive os citados devido ao idioma Inglês. O objeto
“Canais da Membrana” foi descartado devido as falhas ao rodar em dispositivos
móveis.
Após
a seleção, foram considerados 7 objetos educacionais disponibilizados em Língua
Portuguesa. Os objetos “Organelas Celulares”, “Respiração”, “Fotossíntese” e
“Transcrição DNA” possuem guia para apoio e suporte de ajuda. São softwares bem
elaborados, ilustrados, interativos, dinâmicos e bastante intuitivos, onde o
aluno pode aprender de forma autônoma ou com o auxílio do professor. Os objetos
“Aprendendo por Osmose”, “Cadeia de Transporte de Elétrons” e “Apoptose e
Necrose” não apresentam manuais de instrução, mas apresentam uma interface
amigável e de fácil entendimento.
Os
7 objetos citados estão mais voltados ao tema de Citologia e ao nível de ensino
aplicado. Os objetos educacionais possuem todos os requisitos apresentados pela
pesquisa, necessitando do refinamento para a escolha do melhor a ser utilizado
durante as aulas da disciplina. O resultado desse refinamento é apresentado no
quadro 5, que representa a segunda etapa de avaliação. Essa avaliação ocorreu
de acordo com as notas lançadas concernentemente a experiência do professor. A
escala de notas de avaliação varia de 6 a 10 pontos. São elas: 6 – fraco, 7 –
regular, 8 – bom, 9 – ótimo, 10 – excelente.
Quadro 5 - Avaliação dos objetos de
aprendizagem após refinamento
Nome do objeto |
Pontos fortes |
Pontos fracos |
Nota |
Justificativa de uso |
Organelas Celulares |
- Apresenta manual de
instruções; - Imagens que
correspondem à realidade; - Determina os pontos de
interesse de estudo, |
- Abrange apenas as
organelas celulares; - Zoom das imagens perde
nitidez e qualidade digital. |
10 |
Pode ser usado como
complemento ou mesmo como aula prática, na falta de laboratório físico. Alta
qualidade pedagógica para auxilio nas atividades em sala de aula. |
Respiração |
- Possui ciclo
interativo e animação; - Testes bem elaborados
para avaliação. |
- Animação necessita de
estudo prévio para sua visualização e entendimento; - Apresenta certo grau
de dificuldade. |
8 |
Deve ser usado em
conjunto com o professor. Apesar de complexo, apresenta rico conteúdo. |
Fotossíntese |
- Possui ciclo interativo,
animação e testes; - Permite aprender temas
exclusivos da célula vegetal. |
- Animação exige estudo
prévio do tema; - Animação apresenta
muita abstração nas imagens. |
8 |
Deve ser usado em
conjunto com o professor. Excelente para ser usado nas aulas de células
vegetais e fotossíntese. |
Transcrição DNA |
- Animação muito bem
elaborada e atualizada; - Proporciona
participação do aluno no tema. |
- Exige conhecimento
específico sobre DNA; - Necessidade de
completar uma etapa prévia para seguir adiante; - Animação com
abstrações. |
9 |
O software pode ser
utilizado em aulas de Citologia e de Genética. O aluno aprende na prática o
processo da transcrição de DNA. |
Aprendendo por Osmose |
- Simulação perfeita de
um laboratório; - Conteúdo bem
explicativo e interativo; - Processos
representados, de acordo com a realidade e ricos em detalhes. |
- Necessita completar
etapas para dar seguimento nas próximas; - Ausência de manual de
uso. |
10 |
Pode ser usado como
complemento ou mesmo como aula prática, na falta de laboratório físico. Alta
qualidade pedagógica para auxilio nas atividades em sala de aula. |
Cadeia de Transporte de Elétrons |
- Animação bem elaborada
e atualizada; - Processos bem
representados. |
- Animação necessita de
estudo prévio para sua visualização e entendimento; - Apresenta certo grau
de dificuldade e complexidade; - Ausência de manual de
uso. |
8 |
Apresenta grau de
complexidade, deve ser usado em conjunto com o professor. O esquema da CTE e
dos seus complexos são muito bem demonstrados. |
Apoptose e Necrose |
- Simulação do
cotidiano; - Animação bem elaborada
e atualizada; - Processos bem
representados. |
- Ausência de manual de
uso. |
9 |
Pode ser usado como
complemento ou como aula prática e auxílio didático na sala de aula. Possui
rico conteúdo educacional. |
Fonte: Autoria própria.
O
objeto “Organelas celulares” apresenta um laminário para observar imagens das
principais organelas citoplasmáticas, evidenciadas com o uso de corantes
específicos, enfatizando a relação entre a quantidade e a distribuição de
organelas com o tipo celular mostrado. As fotografias são de microscópio
óptico, com aumentos de 200x a 1000x, sendo possível explorar ricos detalhes
com o microscópio virtual.
O
software “Aprendendo por Osmose” demonstra o processo de osmose com conceitos
relacionados: gradiente de concentração, pressão osmótica, plasmólise, hemólise
e etc, em células animais e vegetais, bem como suas implicações no
funcionamento destes organismos com o processo de morte celular não programada,
a necrose em células expostas a condições extremas de temperatura e a relação
desse processo da matriz extracelular com o meio externo.
Conforme
o quadro 5, verifica-se que os objetos “Organelas celulares” aborda 11 tópicos
da ementa de Citologia e “Aprendendo por Osmose” apresenta 6 tópicos e, de
acordo com os seus pontos fortes e fracos, obtiveram nota 10.
5. Análises dos Resultados e Discussões
Os
objetos de aprendizagem devem ser atraentes para os discentes, de forma que
chamem a atenção e despertem o interesse pela disciplina e seus conteúdos
abordados. Os materiais devem prioritariamente ser gratuitos e inteiramente em
português, com interface amigável e de fácil manuseio, além da necessidade de
funcionar em dispositivos móveis. Para que o material se enquadre nessas
condições, deve abranger duas ou mais categorias de recursos multimídias, como
sons, imagens, vídeos e animações.
O objeto “Organelas celulares” é uma
boa opção para o professor realizar uma aula prática, simulando um laboratório
de Citologia, proporcionando aos alunos aula prática de qualidade. Essa aula
pode ser complementada com o objeto “Respiração” que demonstra a respiração
celular, processo de obtenção de energia dos seres vivos aeróbios. Em casos
específicos, como as
diferenças entre os processos apoptótico e necrótico, pode ser explicado com o
auxílio do software “Apoptose e Necrose”, assim como o objeto “Fotossíntese”,
que pode ser utilizado para explicações da célula vegetal.
Após o refinamento e seleção, o
objeto de aprendizagem para aplicação no ensino médio, “Organelas celulares” e
“Aprendendo por Osmose”, são os que mostraram-se mais completos e mais
pontuados na avaliação comparativa, dentro da realidade e com linguagem próxima
dos alunos. Esses objetos, como os demais devem ser utilizados e adaptados de
acordo com a preferência do docente e necessidade dos discentes, dada a
importância do uso de outros objetos em paralelo como apoio didático.
6. Conclusões
O
objetivo desse trabalho foi realizar uma comparação e avaliação de objetos de
aprendizagem que abordam a Citologia em Biologia, focando alunos do 1º ano do
ensino médio. Após a pesquisa de objetos educacionais relacionados à Citologia,
foram encontrados 27 objetos com licença de uso gratuita e executáveis em
dispositivos móveis.
A
partir da seleção de objetos em Português, foram escolhidos os que abordam um
maior número de tópicos relacionados ao assunto, resultando em sete. Os objetos
“Organelas celulares” e “Aprendendo por Osmose” se mostraram eficientes, pois
funcionam como simuladores de laboratório de Citologia. Contudo, para suprimir
a falta de exercícios práticos para a fixação dos conteúdos trabalhados,
recomenda-se o uso de outros objetos em paralelo, como auxílio no processo de
ensino-aprendizagem.
Os
objetos de aprendizagem possuem caráter lúdico e interativo, possibilitando a
motivação dos estudantes, além de contribuir para a compreensão de assuntos
discutidos em aula, tornando-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem,
além de fazer com que o aluno participe ativamente no seu aprendizado. Um
objeto educacional possui grande potencial pedagógico, de forma que pode ser
utilizado em conjunto com outro para que seja atingido o objetivo de
determinada aula.
Sabendo-se
que esse trabalho não pretende esgotar o assunto e diante da enorme oferta de
objetos de aprendizagem gratuitos, faz-se necessário outras pesquisas que
buscam selecionar as ferramentas de acordo com as necessidades específicas de
cada turma, além da devida aplicação prática para comparar quais os potenciais
benefícios da utilização desses instrumentos.
Referências
Bibliográficas
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 2. ed.
Porto Alegre: Artmed, 864p. 2006.
BASTOS, M. I. O impacto das TIC´s na Educação: O
desenvolvimento de competências em “TIC´s para a Educação” na formação de
docentes na América Latina. Texto para discussão (Unesco). Brasília. Abril,
2010.
BRASIL. MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. PCN+
ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias. 2002.
GARCIA, S. C. Objetos de
aprendizagem: investindo na mediação digital do conhecimento. Círculo de Estudos Linguísticos do Sul,
v. 7, p. 1-8, 2006.
GOMES, F. M. O Uso de
Objetos de Aprendizagem na Educação: Recursos Digitais Interativos em
Repositórios Gratuitos. SIED:
EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de
Pesquisadores em Educação a Distância, 2014.
LIMA, L. de. Ensino de
Conceitos Biológicos: a Relação entre Aprendizagem Significativa e Objetos
Educacionais Digitais. Brazilian
Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na
Educação-SBIE). 2009.
MATTA, C. E. da; RIBEIRO,
L. C. L. C. Objetos Educacionais Abertos
para o Ensino de Biologia. ESUD/IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior
a Distância. UNIREDE, Recife/PE,
2012.
NASCIMENTO, J. V. Citologia no ensino fundamental:
dificuldades e possibilidades na produção de saberes docentes. Dissertação
de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. 2016.
NICOLA, L. B. Objetos de aprendizagem como
potencializadores para a significação do estudo da biologia no Colégio Estadual
Padre Rambo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.
2010.
REIS, I. A. et al. O ensino
de Biologia sob uma perspectiva CTSA: análise de uma proposta pedagógica de uso
de modelos didáticos da divisão celular. Encontro
Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, v. 9, 2013.
RUPPENTHAL, et al. A utilização de mídias e TICs nas aulas de
Biologia: como explorá-las. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n.
2, jul./dez. 2011. Disponível
em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/18163/23015>.
Acesso em 12 nov. 2018.
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo
Básico Comum - Biologia. Educação Básica - Ensino
Médio. 2005.
SILVA, F. M. Aspectos Relevantes das Novas Tecnologias
Aplicadas à Educação e os Desafios impostos para a atuação dos Docentes. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da
UNIPAR, Umuarama, v.11, n.2, abr./jun., 2003.