DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5558006
Guibison
da Silva Cruz
Mestrando do Programa de Pós-graduação em
Educação, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). E-mail:
guibisonsilva@hotmail.com
Renata
da Penha Coelho Mata
Mestranda do Programa de Pós-graduação em
Educação, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). E-mail:
renata_penha_mata@hotmail.com
Sirleide
Maria de Souza Custódio Barbosa
Mestranda do Programa de Pós-graduação em
Educação, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). E-mail: eide.maria@hotmail.com
Samyra
Kelly Silva de Oliveira
Licenciada em Matemática, pela Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT) e Pós-graduada em Ensino de Matemática, pela
Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). E-mail: samyra_bg@hotmail.com
Resumo: A presente pesquisa é fruto da produção de um
artigo para a disciplina de Teorias da
Educação Moderna e Contemporânea, do Programa de Pós-graduação em Educação,
da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu/UFR). O tema proposto aborda as
problemáticas dos sujeitos que são postos à margem da sociedade. Nesse sentido,
buscou-se problematizar os processos da lógica capitalista e seu imaginário
neoliberal sobre a educação, bem como o processo de esvaziamento das
subjetividades dos sujeitos sociais e sua cultura reprimida. A pesquisa
situou-se em uma abordagem qualitativa caracterizando-se como uma pesquisa
bibliográfica fundamentada em teóricos que tratam da descolonialidade no seio
da contemporaneidade. O estudo mostra que tal concepção de sujeito, hoje, se
deve ao avanço do neoliberalismo que busca formar indivíduos competentes para o
mercado, deixando de lado as diferenças culturais e a subjetividade dos
indivíduos. No Brasil, o contexto de
diversidade e as questões de gênero e sexualidade, são vistas sob sistemas de
exclusão e opressão, em que se apresenta um negacionismo multicultural. Diante
desse cenário ético-político de disputas por poder, conclui-se que se faz
necessário a utilização da pedagogia da diferença para emancipação dos sujeitos
que enfrentam, repetidamente, violência de gênero, injustiça e desigualdade
social. Sujeitos, estes, que são postos sob um paradigma de igualdade.
Palavras-chave: Colonialidade, Globalização, Educação, Diversidade, Neoliberalismo.