DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5558004

 

 

Dra. Ana Elisa Souto

Professora Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul (UFSM/CS). Arquiteta e Urbanista. Link lattes: http://lattes.cnpq.br/3117656328929082. Email: anaearq@gmail.com.

 

 

Vanessa de Conto

Mestranda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquiteta e Urbanista. Link lattes: http://lattes.cnpq.br/3117656328929082. Email:vanedeconto@hotmail.com


Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um exercício projetual realizado pelos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria do Campus de Cachoeira do Sul, na disciplina de Projeto I. O enfoque desta comunicação centra-se na importância do uso da modelagem física tridimensional no processo de ensino e aprendizagem como um recurso didático relevante para a criação de espaços livres e para a relação entre espaço aberto e arquitetura. As questões elencadas decorrem de um conjunto de ações necessárias fundamentais no processo e ensino de projeto. A metodologia utilizada parte da construção de uma maquete física para a elaboração de um projeto de um pavilhão público em que se devem criar ambientes de integração entre a arquitetura proposta e os espaços livres abertos. As considerações finais partem da importância deste recurso didático como ferramenta tridimensional para o aprendizado de projeto e do domínio das variáveis espaciais.  Busca-se analisar de que maneira os modelos tridimensionais são utilizados no processo de projeto arquitetônico no ateliê de projeto I e qual o papel que desempenham no ensino do projeto contemporâneo.

Palavras-chave: Processo de projeto. Ensino de Projeto. Maquete física.