DOI: 10.5281/zenodo.5759688

 

Claudiana Pereira

Atua na área da educação, é Pedagoga e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, E-mail, claufeevale@gmail.com

 

Liliane Maria Silva

Atua na área da Educação Especial Inclusiva, é Pedagoga e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, E-mail: lilianemariadasilva@hotmail.com

 

Carlos Voltz
Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. E-mail: carlospvoltz@hotmail.com

 

Dinora Tereza Zucchetti

Professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e pesquisadora produtividade do CNPq.

 

Resumo: Atualmente, a educação brasileira advém de instabilidades e dificuldades, destacando o baixo aproveitamento dos estudantes, o abandono da escola, assim como, a existência de pessoas não escolarizadas no país. Esses são alguns dos fatores que demonstram como a escola que temos não tem dado conta dos problemas sociais e educacionais que precisamos enfrentar. Nesse sentido, é imprescindível que o atual necessário educacional brasileiro seja revisto, por intelectuais, gestores e também por educadores, que fazem a gestão escolar diariamente nas escolas brasileiras. Este trabalho tem como base conceitual as concepções de educação em Paulo Freire, Anísio Teixeira e Humberto Maturana. Por meio das leituras e aproximações de base conceitual, temos como objetivo identificar até que ponto as concepções de educação dos autores citados abrem espaço para o olhar e o comprometimento com o outro, considerando a teoria de alteridade em Emmanuel Lévinas. Como metodologia de pesquisa, utilizamos os estudos de revisão bibliográfica para construir este ensaio, selecionando textos dos autores pesquisados que contivessem reflexões sobre a educação, relacionando os achados da pesquisa com o conceito de alteridade de Emmanuel Lévinas. Concluímos que a escola pública de educação integral como um espaço que pode ser amoroso, democrático e de alteridade, contribuindo para a efetivação de uma educação mais justa.

Palavras-chave: Escola pública. Educação integral. Democracia. Alteridade