DOI: 10.5281/zenodo.5759677

 

Daniela De Maman[1]

Professora Adjunta na Unioeste/PR

E-mail: danielademamam@gmail.com



[1] Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR-(danielademamam@gmail.com). Grupos de estudos e Pesquisa: Educação científica como arte, cultura e tecnologia educacional - COSMOS (atuando como líder), e Educação em Ciências e Biologia GECIBIO (atuando como membro).

 

Resumo: O texto, elucida, por meio de discussão teórica, a perspectiva da prática da alfabetização científico-tecnológica com crianças em idades entre 3 a 11 anos, segundo premissas da pedagogia libertadora: educação tem um papel primordial de transformação da sociedade. O processo de alfabetização em ciências é tido como fundamental, para o exercício cidadão e, assim a criança sendo vista como - cidadão - sujeito ativo no processo pedagógico. As premissas da pedagogia libertadora preenchem a lacuna teórico-prática no pensar sobre as práticas de ensino de ciências, quando propõem discussões sobre temas naturais vinculados aos aspectos sociais e políticos e, seus impactos, quando transformados em ações sobre a realidade social imediata O objetivo da discussão é promover no leitor acadêmico, a reflexão sobre a necessidade de possibilitar uma educação em ciências, crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas, para a superação das desigualdades, em termos de conhecimento científico existentes no interior da sociedade. A pesquisa é bibliográfica, associada a observação empírica, mediante, acompanhamento de situações de prática de estágio supervisionado desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR. A perspectiva da alfabetização em ciências refere-se a possibilidade de situações de ensino de ciências naturais, caracterizarem-se pela estimulação da criatividade nas crianças promovendo uma relação de simbiose entre professor, prática pedagógica, crianças e aprendizagem. Nesta proposta, a atividade escolar pauta-se em analisar os problemas, os fatores determinantes e estrutura-se uma forma de atuação para que se possa transformar a realidade social e política, por meio da alfabetização.

Palavras-chave: alfabetização em ciências; pedagogia libertadora, ensino.