DOI: 10.5281/zenodo.5854332

 

Ezeriel Pinheiro Souza

UEPA-Moju

ezerielsouza@gmail.com

 

Eduardo Maia Moraes

UEPA-Moju

eduardomaiapa@gmail.com

 

Raul Furtado dos Santos

UEPA-Moju

rraulfurtado@gmail.com


Resumo

Este trabalho teve por objetivo fazer uma análise de 4 livros didáticos de matemática do segundo ano do ensino médio com enfoque no conteúdo de Geometria Plana. Tendo como base metodológica duas categorias de análise contendo cinco critérios cada, conforme o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Os resultados encontrados mostram que os livros que são disponibilizados aos alunos, apresentam algumas ausências dessas categorias, através de um estudo baseada em gráficos, foi possível certificar que cerca de 60% dos livros analisados respeitam a primeira categoria e no que se refere à segunda categoria, temos que 50% dos livros obedecem os critérios solicitados. Considerando, que o livro didático e o principal instrumento disponibilizado ao professor nas escolas, são importantes que, o mesmo seja analisado cuidadosamente antes de usá-los em sala de aula, para assim ter maior êxito no que se refere a aprendizagem dos alunos.

Palavra-chave: Livro didático. Análise. Geometria Plana.