DOI: 10.5281/zenodo.6081139

 

Jaqueline da Silva Torres Cardoso[1]

Universidade Estadual do Piauí (PICOS)

torres.jaqueline@yahoo.com.br



[1] Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da FEEVALE (Novo Hamburgo – RS).


RESUMO

As comunidades quilombolas são territórios de resistência cultural dos quais fazem parte grupos étnicos raciais que se identificam. Durante o processo escravocrata, uma das estratégias de resistência utilizadas pelos negros consistia na roda de Lezeira, caracterizada como uma dança composta por pares e coreografada em movimento circular. A referida dança será objeto de estudo desse artigo, cujo intuito é compreender como o imaginário social possibilita a construção de narrativas em relação à roda de Lezeira, dançada apenas na comunidade da Custaneira, localizada na cidade de Paquetá (Piauí). Como referenciais teóricos recorreram-se aos conceitos de quilombo e sua forma de organização (LEITE, 2000; ARRUTI, 1998), de processo de construção do imaginário social (PESAVENTO, 1995) como base de constituição de narrativas dessa comunidade imaginada (ANDERSON, 2008) e de mitologia (CASSIRER, 1975), presente no processo de resgate da memória para construir tais narrativas.

 

Palavras-chave: Quilombo, Lezeira, narrativa.