Jaqueline
da Silva Torres Cardoso[1]
Universidade Estadual do Piauí (PICOS)
torres.jaqueline@yahoo.com.br
[1] Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em
Processos e Manifestações Culturais da FEEVALE (Novo Hamburgo – RS).
RESUMO
As
comunidades quilombolas são territórios de resistência cultural dos quais fazem
parte grupos étnicos raciais que se identificam. Durante o processo
escravocrata, uma das estratégias de resistência utilizadas pelos negros
consistia na roda de Lezeira, caracterizada como uma dança composta por pares e
coreografada em movimento circular. A referida dança será objeto de estudo
desse artigo, cujo intuito é compreender como o imaginário social possibilita a
construção de narrativas em relação à roda de Lezeira, dançada apenas na
comunidade da Custaneira, localizada na cidade de Paquetá (Piauí). Como
referenciais teóricos recorreram-se aos conceitos de quilombo e sua forma de
organização (LEITE, 2000; ARRUTI, 1998), de processo de construção do
imaginário social (PESAVENTO, 1995) como base de constituição de narrativas
dessa comunidade imaginada (ANDERSON, 2008) e de mitologia (CASSIRER, 1975),
presente no processo de resgate da memória para construir tais narrativas.
Palavras-chave: Quilombo, Lezeira, narrativa.