Ariane Lima Ribeiro
Psicóloga, Mestranda em Relações
Étnicas e Contemporaneidade (UESB), Jequié, Bahia, limaariane92@gmail.com
Leticia da Silva Silvestre
Licenciada com habilitação em
Espanhol, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT), Três Lagoas, Mato
Grosso do Sul, lsilvestre114@gmail.com
Livia Maria Dodds de Melo
Mestra em Educação, Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Eunápolis, Bahia,
livia.dodds@ifba.edu.br
Resumo: Em 2020, o cenário
mundial se transformou em decorrência da pandemia da COVID-19, e como tentativa
de prevenção à disseminação do vírus, o isolamento social foi uma das
recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante disso, os docentes,
em específico, tiveram suas atividades impactadas, com a mudança das aulas da
modalidade presencial para o modo remoto e por meio das ferramentas digitais,
exigindo a esses profissionais que exercessem suas funções no sistema do Home
office. Com base nesse cenário, o presente artigo tem por finalidade apresentar
dados da pesquisa, que indicaram como se encontram as condições de trabalho dos
docentes(as) nesse contexto pandêmico, avaliando o bem-estar psicológico após a
inclusão do Home office na rotina do trabalho desses profissionais. Os
resultados dessa investigação foram obtidos por meio de pesquisa qualiquantitativa,
através de um questionário aplicado pelo Software QuestionPro®, que garantiu o
sigilo dos dados dos participantes.
Palavras-chave: Pandemia. Docentes. Home-office. Bem-Estar.