Tatiane de Oliveira
Educadora
Social na Política de Assistência Social. Graduada em Educação Física pela
Universidade Feevale. Especialista em Educação. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Diversidade
Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. tatiolive90@gmail.com
Elenise Marks
Dinora Tereza Zucchetti
Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Graduada em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul. Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Educação pela UFRGS. dinora@feevale.br
Resumo: Este artigo é resultado da
sistematização de experiências vividas em uma oficina com jovens no município
de Novo Hamburgo, estado do Rio Grande do Sul. Tem como universo de pesquisa o
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, inscrito no âmbito da
Política de Assistência Social. Problematizamos as juventudes e suas
perspectivas de futuro em interface com a educação e o trabalho. Como recurso
metodológico utilizamos a sistematização de experiências - inspiradas em
Holliday (2006) e Falkemback (2007) - para analisar
as práticas educativas com jovens participantes da oficina “Jovens em Ação”.
Foram sistematizadas as seguintes temáticas:
futuro, educação e trabalho. Através delas, buscamos identificar quais elementos são determinantes para criação
e elaboração de projetos de vida. No referencial
teórico utilizamos as contribuições da
educação popular e da sociologia. Os resultados do estudo apontam que a escola e a família se apresentam como provas de natureza estrutural e circunscrevem as expectativas de futuro dos jovens.
Além disso, eles manifestam dissonância nas
disposições para crer e agir e não possuem o hábito de planejar pensando no
futuro. Por fim, ressaltamos que a sistematização
de experiências é um importante recurso metodológico para pensar os
processos de trabalho, pois permite um constante
movimento de ensinar e aprender através da prática.
Palavras-chave: Futuro. Juventudes. Sistematização de Experiências.