Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira
Mestre em Educação pela Universidade Municipal de
São Caetano do Sul. Professor de Educação Básica do Estado de São Paulo. laranjeiraguilherme@gmail.com.
Jackeline dos Santos Bataglia
Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade FAMART. Professora de
Educação Básica do município de Ibiporã-PR. jackelinne_mary@hotmail.com
Resumo: A situação
pandêmica que assola o mundo fez com que todos os processos de escolarização
tivessem que se adaptar para o formato remoto. Tal situação não foi diferente
com a modalidade da educação infantil (EI), a qual principia a escolarização de
crianças de até 5 anos, sendo que as crianças são dependentes e não possuem
autonomia para realizar atividades no formato remoto. Assim, esse estudo, de
caráter qualitativo, teve como objetivo realizar uma análise comparativa das
medidas adotadas para o ensino remoto na EI de dois municípios localizados em
diferentes regiões do Brasil. Para isso, foi utilizada a pesquisa documental
como técnica de coleta de dados, que ofereceu aporte teórico para coleta de
informações em documentos legais, sites e reportagens. Os resultados
demonstraram que houve uma convergência nas medidas adotadas, entretanto a
Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ibiporã-PR transitou por algumas
adaptações no meio desse processo. Importa salientar que a MDE de Guarujá-SP
desenvolveu atividades para todas etapas de escolarização em que oferta na sua
rede, o que não ocorreu efetivamente na SME de Ibiporã-PR.
Palavras-chave: Ensino Remoto. Educação Infantil. Políticas Públicas.