DOI: 10.5281/zenodo.6345395

 

Alessandro Alves Santos

Faculdade Sul Paulista de Itanhaém

alessandro.arte@hotmail.com,

 

Amanda Batista do Nascimento Souza

Faculdade Sul Paulista de Itanhaém

amandabatista745@gmail.com

 

Dariane Duarte

Faculdade Sul Paulista de Itanhaém

dariane-duarte@hotmail.com,

 

Claudio Neves Lopes

Faculdade Sul Paulista de Itanhaém

claudiooliveira.pedagogo@gmail.com,

 

Michele Abib Pernice

Faculdade Sul Paulista de Itanhaém

michelepernicedocencia@gmail.com.

 

Resumo - O presente estudo visa analisar as vertentes positivas do marketing estratégico para o mercado competitivo. Na introdução, são abordados os impactos causados devido às atribulações ocasionadas por fatores externos, sendo assim buscando também apresentar as estratégias desenvolvidas, para manter-se ativo no meio empresarial. A metodologia utilizada para esse estudo foram as pesquisas bibliográficas, ou seja, a busca por descritores como: marketing, estratégia competitiva e marcado, em livros e artigos científicos. Portanto, o meio empresarial tem demonstrado mudanças constantes. Para isso, as corporações tiveram que traçar estratégias para permanecerem ativas, por isso, tiveram que recorrer ao marketing como melhor alternativa para sedimentar suas marcas e enfrentar os abalos econômicos e permanecer no mercado.

Palavras-chave: Marketing. Estratégias. Mercado.