DOI: 10.5281/zenodo.6345408

 

Maria do Carmo Duarte Freitas

Docente da Universidade Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil e mestra e doutora em Engenharia de Produção e Sistemas, carmemk2@gmail.com.

 

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduada em Ciências Econômicas e mestra e doutora em Engenharia de Produção, fernandacbpereira@gmail.com.

 

Carmem Kistemacher Barche

Docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, bacharel e mestra em Administração e doutoranda em Gestão da Informação, carmemkistbarche@gmail.com.

 

Resumo: Em março de 2020, o sistema educacional mundial, assim como diversos setores produtivos tiveram alterações drásticas, em função da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de pandemia da Covid 19. O ensino e a pesquisa na pós-graduação tiveram significativas modificações, inclusive interrupções.  Face a estas considerações, este trabalho busca responder: Como o estudante da pós-graduação da UFPR percebeu as mudanças provocadas pela pandemia? O objetivo principal é identificar a percepção do estudante com o ensino remoto. Utilizou-se dados coletados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram analisadas as respostas dos 949 estudantes de pós-graduação da UFPR que preencheram o instrumento e informaram que tiveram aulas remotas durante a pandemia no ano de 2020. Para a análise dos dados foram construídos gráficos utilizando o software R. Mesmo diante de um cenário de falta de planejamento e a necessidade urgente de adoção de medidas para minimizar o impacto da pandemia na educação, verificou-se que, de uma maneira geral, os estudantes da pós-graduação stricto sensu da UFPR tiveram uma percepção positiva com itens avaliados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acredita-se que os estudantes compreenderam os esforços das pessoas envolvidas em continuar prestando os serviços em casa, mesmo diante das dificuldades com acesso à internet, recursos computacionais, e em muitos casos, tendo as relações familiares e sociais afetadas.

Palavras-chave: Pós-graduação. Estudantes. Ensino Remoto. Pandemia.