DOI: 10.5281/zenodo.6612620

 

Cláudia Regina Silva dos Santos Cunha

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, mestra em ciências da saúde, enfermeira e docente.

 

Érica de Carvalho Soares

Fisioterapeuta com residência multiprofissional em Neonatologia e Saúde pelo Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA)

 

Gysllayne Fernandes de Sousa Gonçalves

Enfermeira com residência multiprofissional em atenção à saúde do neonato pelo Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA)

 

Ilainny Silva Santos

Enfermeira com residência multiprofissional em atenção à saúde do neonato pelo Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA)

 

Thayane Feliciana Vieira de Souza

Fonaudióloga com residência multiprofissional em atenção à saúde do neonato pelo Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA)

 

Fábio França Silva

Biológo. Docente da residência multiprofissional em atenção à saúde do neonato pelo Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA)

 

Resumo: Introdução: A colostroterapia é o uso do colostro para fins diferentes do nutricional. Consiste na administração orofaríngea de 0,2ml do colostro materno nas primeiras 48 horas de vida do recém-nascido pré-termo (RNPT) com muito baixo peso ao nascer. Objetivo: revisar as evidências científicas sobre os benefícios da colostroterapia para os RNPT. Método: trata-se de uma revisão integrativa das publicações em forma de artigo científico nas bases de dados PUBMED, Biblioteca virtual de saúde e SCIENCEDIRECT. Resultados e discussão: Foram incluídos nesta revisão 8 estudos, foram encontrados diferentes desfechos com foco nos benefícios da colostroterapia. Comparando os grupos que receberam a colostroterapia com os grupos controle os resultados encontrados foram positivos, com menor tempo de internação hospitalar, aumento da imunidade e das taxas de aleitamento materno em relação aos RNs que não receberam a administração de colostro. Além disso, foi apontado que o colostro inserido na orofarínge como terapia reduziu a incidencia de enterocolite bem como os recém-nascidos recuperam pesos mais cedo em comparação aos que não foram beneficiado com a terapia. Conclusão: A colostroterapia é uma técnica segura, de baixo custo e vem se mostrando uma terapia benéfica em recém-nascido prematuros sugerindo benefícios nutricionais e redução no tempo de internação.

Palavras-chave: Colostro. Recém-nascido. Prematuro. Leite humano.