DOI: 10.5281/zenodo.6800505

 

Ody M. Churkin

Mestre em tecnologias na educação, professor no IFSP, integrante do grupo de formação de professores. Palestrante, escritor e poeta. Este capítulo foi construído a partir de trabalho apresentado no Sétimo Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas – VII SETA. odyfilosofia@gmail.com, ody.churkin@ifsp.edu.br.

 

Resumo

A construção deste trabalho surgiu como uma inquietação, uma necessidade de se compartilhar sobre o ensino aprendizagem no isolamento social, em home office, que se tornou o objetivo geral deste papel, demonstrar a adoção do ensino remoto durante a contingência da pandemia da COVID-19 no ensino superior, em específico no Instituto Federal de São Paulo no câmpus de São Roque (IFSP-SRQ), na disciplina de Filosofia da Educação, disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB). Como objetivos específicos, refletir e comentar sobre a utilização da plataforma MOODLE no ensino aprendizagem na LCB, além do que, compreender os planejamentos e ações síncronas e assíncronas suas possibilidades e perspectivas. Ponderar com vistas à inovação e ciência, suas influências, implicações e percepções nos conceitos de presença e participação diante de um cenário de conectividade e ubiquidade da informação.  Dentro deste contexto houve a preocupação em se buscar pensadores mais próximos a realidade das ciências naturais, para aproximar e acolher os estudantes para a filosofia da educação e sua contribuição para o ensino aprendizagem das ciências biológicas, já que se trata de uma licenciatura, formação de professores. Para se chegar mais próximo da realidade, escolheu-se como metodologia a visão holística, sistêmica e complexa acompanhada da fenomenologia, somando-se às as metodologias ativas com a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICS), além de vistas à pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa , para se retratar o cenário de pesquisa e a atuação dos atores envolvidos, um processo para a construção de um estudo de caso.

Palavras-chave: Ensino Remoto, COVID-19, Metodologias Ativas, MOODLE. TICS.