Jean Carlos de Almeida Nobre
Bacharel em Ciência e Tecnologia,
jean.nobre@ananindeua.ufpa.br.
David Lohan Pereira de Sousa
Bacharel em Ciência e Tecnologia,
david.sousa@ananindeua.ufpa.br.
Resumo:
A referida pesquisa discute a utilização do espaço amazônico como recurso que
pode auxiliar os alunos do ensino básico a compreender a complexidade amazônica
utilizando elementos do laboratório aberto que é a Floresta Amazônica. Partindo
do pressuposto de que o Ensino de Ciências ainda é clássico, que o principal
objeto didático utilizado no aprendizado é o livro e aulas expositivas,
considera-se relevante a discussão das possibilidades de utilização do espaço
como ambiente prático para o ensino e incentivo na Iniciação Científica dos
alunos para a utilização de espaços externos à sala de aula como veículos
promotores da aprendizagem e de sensibilização para o uso sustentável e
conservação dos recursos naturais da Amazônia, por meio do ensino de Ciências
Naturais.
Palavras-chave: Laboratório Aberto. Floresta Amazônica. Ensino de Ciências Naturais.