DOI: 10.5281/zenodo.6969910

 

Jelber Manzoli dos Anjos

Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde – PPGES/UESB. jamanzoli@hotmail.com.

 

Fernando Francisco Chagas dos Santos

Cirurgião dentista, discente do curso de especialização em endodontia – USP. ffchagas@live.com.

 

RESUMO

Objetivo: Discutir sobre como a introdução de uma disciplina que trate das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) disponíveis no Sistema Único de Saúde ao currículo do Bacharelado em Enfermagem pode contribuir para a dilatação dos olhares dos estudantes a compreender a produção do cuidado em saúde além de uma visão mecanicista. Síntese de dados: As PIC, assim designada no Brasil pelo Ministério da Saúde, são as práticas que a biomedicina tem chamado de medicinas alternativas e complementares, que entre elas, inclui a fitoterapia e a acupuntura. Durante a disciplina, os alunos desenvolveram uma oficina e tiveram um contato com a fitoterapia e acupuntura, a fitoterapia possibilitou utilizar os saberes e valores culturais da comunidade como estratégias de promoção de saúde, e a acupuntura contribuiu com a dilatação dos olhares dos estudantes para a compreensão de que o indivíduo é um ser complexo e integral, que seu ambiente onde vive, bem como, suas emoções e pensamentos, influenciam diretamente no seu estado de saúde, produzindo um cuidado pela enfermagem, mais integral e resolutivo. Conclusões: A inclusão da disciplina de “Enfermagem Holística” no currículo da graduação em enfermagem propiciou um diálogo intenso dos estudantes com as práticas integrativas e complementares e pode contribuir para a dilatação dos olhares ao perceber de forma mais sensível o outro que se apresenta como paciente.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Filosofia em Enfermagem; Terapias Complementares, Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia.