DOI: 10.5281/zenodo.6969872

 

Battaglia, C. L. P.,

Graduada em Administração (Centro Universitário Ibero Americano), Professora de Yoga (Instituto de Ensino e Pesquisas de Yoga) e Graduanda em Psicologia (FMU).

 

Graciani, J. S.,

Professora doutora em Psicologia Social (PUC), mestre em Gerontologia Social (PUC), Especialista em Arte e Desenvolvimento Humano (Fac. Messiânica), Especialista em Neurodidática (UNINTER) e Especializanda em Psicologia Analítica (IJEP).

 

Grandi, E. V.,

Graduada em Psicologia (FMU) e Especializanda em Psicologia Analítica (IJEP).

 

Mercurio, G. F.,

Graduada em Tradução e Intérprete e Licenciatura em português e inglês (Centro Universitário Ibero Americano), graduanda em Psicologia (FMU) e Especializanda em Psicologia Analítica (IJEP).

 

Miranda, M. L. V.

Graduanda em Psicologia (FMU).

 

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o fenômeno da jornada do eu através de uma investigação do processo de individuação e da análise simbólica de uma mandala autobiográfica, ambos conceitos dispostos na Psicologia Analítica, diante das participantes de um curso de Arteterapia. Os objetivos específicos, abrangeram três aspectos: identificar o processo de individuação das participantes do curso Mandalando: despertar da Mandala Interior, diante da análise do relato autobiográfico; descrever as múltiplas facetas simbólicas da jornada do eu no momento atual, através dos conceitos contidos nos desenhos elaborados pelas participantes; refletir como a arteterapia pode auxiliar no momento de pandemia. Quanto ao método utilizado, consistiu numa pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica e análise documental da produção de uma mandala, com a temática jornada do eu e um breve relato autobiográfico do momento atual. Os resultados indicam as vivências de arterapia realizadas por meio da participação no curso Mandalando: despertar da Mandala Interior, pode colaborar no desenvolvimento do processo de individuação dos participantes auxiliando no desenvolvimento do autoconhecimento, transformação pessoal e grupal, na busca pela cura de suas dores, na promoção da auto aceitação, na compreensão da comunicação com o inconsciente, contribuindo para a expansão do ser transcendental e dos propósitos existenciais durante o período da pandemia.

Palavras-chave: Autobiografia. Mundo Simbólico. Psicologia Analítica. Mandala. Pandemia.