DOI: 10.5281/zenodo.7044920

 

Thayane Azevedo Pereira de Souza

Professora de Educação Especial, mestranda em educação (PPG - UFF), profthayaneazevedo@gmail.com

 

Ana Carolina Lacorte Lima

Professora dos Anos Iniciais no COLUNI - UFF, mestra em Educação (PPGEDUC - UFRRJ), carollacorte41@gmail.com

 

Kimberly Araújo Gomes Pereira

Professora dos Anos Iniciais no COLUNI - UFF, mestranda em Educação (PPGECC - UERJ/FEBF), kimberlyaraujo.pereira@gmail.com

 

Resumo: O presente relato de experiência teve como objetivo descrever e discutir as estratégias empenhadas pela equipe docente de uma turma do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em colaboração com o setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense (Coluni-UFF). O trabalho apresentou reflexões sobre as propostas pedagógicas para o enriquecimento curricular de uma estudante diagnosticada com altas habilidades/superdotação. Ao longo do primeiro trimestre letivo de 2021 foram elaboradas propostas de atividades de enriquecimento curricular para a estudante, de acordo com suas áreas de interesse, articuladas com o plano curricular da turma. Desta forma contemplando o atendimento pelo AEE em suas especificidades durante o distanciamento social. Esta pesquisa está ancorada nas legislações brasileiras que operacionalizam a suplementação curricular, entre elas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- adaptações curriculares (PCNs). O presente relato em tempos pandêmicos possui uma grande importância no que se refere à reflexões didático-pedagógicas no campo das altas habilidades/superdotação e da Educação Inclusiva, na medida que se traduz como uma prática que viabiliza a troca, a interação, o diálogo e reflexões entre a estudante diagnosticada e o grupo de crianças a qual pertence. Além de trazer possibilidades de atuação por meio do Ensino Remoto Emergencial. Como resultados parciais, avaliamos que o trabalho colaborativo desenvolvido com a estudante tem sido benéfico para todos os envolvidos no processo, caracterizando-se como uma oportunidade de aprendizagem, forma de compartilhamento de informações e autonomia diante a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino Fundamental. Altas Habilidades/superdotação. Enriquecimento curricular.