Thayane Azevedo Pereira de Souza
Professora de
Educação Especial, mestranda em educação (PPG - UFF),
profthayaneazevedo@gmail.com
Ana Carolina Lacorte Lima
Professora dos Anos
Iniciais no COLUNI - UFF, mestra em Educação (PPGEDUC - UFRRJ),
carollacorte41@gmail.com
Kimberly Araújo Gomes Pereira
Professora dos Anos
Iniciais no COLUNI - UFF, mestranda em Educação (PPGECC - UERJ/FEBF),
kimberlyaraujo.pereira@gmail.com
Resumo: O presente relato de experiência teve como objetivo descrever e
discutir as estratégias empenhadas pela equipe docente de uma turma do 3º ano
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em colaboração com o setor de
Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Colégio Universitário Geraldo
Reis, da Universidade Federal Fluminense (Coluni-UFF). O trabalho apresentou
reflexões sobre as propostas pedagógicas para o enriquecimento curricular de
uma estudante diagnosticada com altas habilidades/superdotação. Ao longo do
primeiro trimestre letivo de 2021 foram elaboradas propostas de atividades de
enriquecimento curricular para a estudante, de acordo com suas áreas de
interesse, articuladas com o plano curricular da turma. Desta forma
contemplando o atendimento pelo AEE em suas especificidades durante o
distanciamento social. Esta pesquisa está ancorada nas legislações brasileiras
que operacionalizam a suplementação curricular, entre elas, a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação (Lei 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais-
adaptações curriculares (PCNs). O presente relato em tempos pandêmicos possui
uma grande importância no que se refere à reflexões didático-pedagógicas no
campo das altas habilidades/superdotação e da Educação Inclusiva, na medida que
se traduz como uma prática que viabiliza a troca, a interação, o diálogo e
reflexões entre a estudante diagnosticada e o grupo de crianças a qual
pertence. Além de trazer possibilidades de atuação por meio do Ensino Remoto
Emergencial. Como resultados parciais, avaliamos que o trabalho colaborativo
desenvolvido com a estudante tem sido benéfico para todos os envolvidos no
processo, caracterizando-se como uma oportunidade de aprendizagem, forma de
compartilhamento de informações e autonomia diante a construção do
conhecimento.
Palavras-chave: Inclusão. Ensino Fundamental. Altas Habilidades/superdotação. Enriquecimento curricular.