Aurélia Feitosa da Silva
Assessora Parlamentar na Assembleia
Legislativa do Maranhão; Bacharel em Administração e Graduanda em Psicologia,
e-mail: aurelia.feitosa@gmail.com.
Myrtiany Miranda Nascimento
Servidora Pública do Instituto Federal
do Maranhão; Especialista em Gestão Pública; Bacharel em Ciências Contábeis e
Graduanda em Psicologia; e-mail: myrtiany@ifma.edu.br.
Onildo Osmar de Sampaio Junior
Major da Polícia Militar; Graduado
em Educação Física; Graduando em Psicologia; e-mail:
onildosampaiojunior@gmail.com
Resumo:
Em decorrência da relevância que a Psicologia
Educacional tem para a sociedade, da contínua necessidade da formação acadêmica
e para que os psicólogos possam adquirir uma melhor concepção do aprendizado teórico-prático
na área de atuação, este estudo objetivou possibilitar a experiência prática em campo com os alunos
graduandos do curso de Psicologia do 6º período da Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU. Nesse contexto, proporcionou o aprendizado prático em uma escola para nortear a conduta
dos estudantes no exercício profissional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
qualitativa e quantitativa com os alunos da Escola Centro de Ensino Manoel
Beckman, instituição pública, localizada em São Luís no Estado do Maranhão, na
faixa etária de 15 a 22 anos de idade, por meio da aplicação de uma dinâmica em
sala de aula, tendo como amostra 15 alunos dos 200 que compõem o corpo estudantil do período vespertino
da escola. Os resultados obtidos evidenciaram que os
alunos se sentem acolhidos e pertencentes àquele ambiente escolar.
Palavras-chave: Escola. Psicologia Educacional. Psicólogo Escolar.