DOI: 10.5281/zenodo.7044922

 

Aurélia Feitosa da Silva

Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão; Bacharel em Administração e Graduanda em Psicologia, e-mail: aurelia.feitosa@gmail.com.

 

Myrtiany Miranda Nascimento

Servidora Pública do Instituto Federal do Maranhão; Especialista em Gestão Pública; Bacharel em Ciências Contábeis e Graduanda em Psicologia; e-mail: myrtiany@ifma.edu.br.

 

Onildo Osmar de Sampaio Junior

Major da Polícia Militar; Graduado em Educação Física; Graduando em Psicologia; e-mail: onildosampaiojunior@gmail.com

 

Resumo: Em decorrência da relevância que a Psicologia Educacional tem para a sociedade, da contínua necessidade da formação acadêmica e para que os psicólogos possam adquirir uma melhor concepção do aprendizado teórico-prático na área de atuação, este estudo objetivou possibilitar a experiência prática em campo com os alunos graduandos do curso de Psicologia do 6º período da Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU. Nesse contexto, proporcionou o aprendizado prático em uma escola para nortear a conduta dos estudantes no exercício profissional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa com os alunos da Escola Centro de Ensino Manoel Beckman, instituição pública, localizada em São Luís no Estado do Maranhão, na faixa etária de 15 a 22 anos de idade, por meio da aplicação de uma dinâmica em sala de aula, tendo como amostra 15 alunos dos 200 que compõem o corpo estudantil do período vespertino da escola. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos se sentem acolhidos e pertencentes àquele ambiente escolar.

Palavras-chave: Escola. Psicologia Educacional. Psicólogo Escolar.