DOI: 10.5281/zenodo.7044928

 

Valter Amorim Ferreira

Enfermeiro, Mestrado e Doutor em  Saúde Pública  pela Universidad Internacional Três Fronteras e pós-doutorando em Ciência da  Educação pela Universidad Evangélica  del Paraguay. E-mail: valterfamorim@hotmail.com

 

Resumo: O objetivo deste artigo é   demonstrar a relevância da Educação Permanente em Saúde na atuação e capacitação dos profissionais de enfermagem em tempos de pandemia pela COVID-19. A metodologia adota foi uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os resultados analisados evidenciam que desde quando foi decretado o estado pandêmico no início de 2020 até os dias atuais muitas medidas sanitárias e de tratamento da doença têm sido implementadas. Ao longo deste período tem-se observado a crescente necessidade de que profissionais de saúde atualizem constantemente seus conhecimentos e suas práticas, pois, a realidade da saúde foi totalmente transformada, impondo a necessidade de um aprendizado diário nas rotinas de trabalho. No Sistema único de Saúde (SUS) estas práticas fazem parte da política de educação em saúde que tem como um de seus objetivos promover a formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde. A partir dos dados analisados foi possível concluir que a prática da Educação Permanente em Saúde (EPS) é essencial para fomentar e possibilitar a formação profissional em meio ao processo de atuação. Este modelo de formação em tempos de pandemia possibilita que enfermeiros e enfermeiras participem de uma formação qualificada por meio de ações educativas que potencializam formação técnica específica como estratégia para incorporar novos conhecimentos atendendo com qualidade as demandas que surgem para o campo da saúde neste momento de pandemia.

Palavras-chave: Profissionais de Enfermagem, Pandemia, Educação.