DOI: 10.5281/zenodo.7044944

 

Genilda Alves Nascimento Melo

  Doutoranda em Ciências da Educação-Universidad Interamericana – ASUN-PY; professora da Educação Básica-SEC-BA; genilda.melo@educacao.ba.gov.br

 

Alyne Martins Gomes

   Mestra em História do Atlântico e da Diáspora Africana - PPGH, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC- Ilhéus-BA-BR; professora da Educação Básica-SEC-BA; alyne.gomes@enova.educacao.ba.gov.br

 

Marilu dos Santos Borba

   Mestranda em Educação – PPGE- Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC- Ilhéus-BA-BR; professorada da Educação Básica-SEC-BA; marilu.borba@enova.educacao.ba.gov.br

 

Patrícia Mara dos Santos Machado

   Doutoranda em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, patimaroxe@gmail.com

 

Amanda da Silva Romero

  Mestranda em Educação e Contemporaneidade PPGEdUC, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, amandaromeiro@hotmail.com

 

Resumo: Esta pesquisa se propõe discutir a relação empática entre professor e estudante como fator estimulante no processo de aprendizagem na educação hospitalar. Estudos na área da neurociência educacional têm mostrado que o aprendizado acontece, quando há formação de memória. Nessa relação de aquisição e consolidação do conhecimento, há um funcionamento sincronizado entre cognição e emoções. Assim, a literatura atual traz riqueza de informações de como as emoções podem interferir no processo do aprender, já que o sistema límbico coordena as atividades emocionais. Dessa forma, as emoções podem afetar os processos de aquisição do conhecimento, reduzindo o foco ou potencializando. Para estudiosos nesta área, a aprendizagem acontece se o ensino for significativo para o estudante. Portanto, a mediação afetiva do professor, na relação do aluno com o conhecimento, promovendo acolhida, escuta ativa, com boa comunicação, respeitando as ideias, contribuirá para construir vínculos e práticas pedagógicas de qualidade. Na educação hospitalar, esse aspecto tem maior relevância, pois o estado de adoecimento torna as pessoas mais vulneráveis. Método é qualitativo, de caráter bibliográfico, realizado por meio do cotejo entre autores que têm se dedicado ao tema na literatura nacional e internacional. Os resultados da pesquisa apontam para uma relação afetiva professor-aluno como base para facilitar o aprendizado cognitivo, bem como garantir qualidade nos resultados.

Palavras-chave: Classe Hospitalar. Relação Empática. Aprendizagem.