Genilda Alves Nascimento Melo
Doutoranda em Ciências da
Educação-Universidad Interamericana – ASUN-PY; professora da Educação
Básica-SEC-BA; genilda.melo@educacao.ba.gov.br
Alyne Martins Gomes
Mestra em História do Atlântico e da
Diáspora Africana - PPGH, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC-
Ilhéus-BA-BR; professora da Educação Básica-SEC-BA;
alyne.gomes@enova.educacao.ba.gov.br
Marilu dos Santos Borba
Mestranda em Educação – PPGE- Universidade
Estadual de Santa Cruz – UESC- Ilhéus-BA-BR; professorada da Educação
Básica-SEC-BA; marilu.borba@enova.educacao.ba.gov.br
Patrícia Mara dos Santos Machado
Doutoranda em Educação: Currículo,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, patimaroxe@gmail.com
Amanda da Silva Romero
Mestranda em Educação e Contemporaneidade
PPGEdUC, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, amandaromeiro@hotmail.com
Resumo: Esta pesquisa
se propõe discutir a relação empática entre professor e estudante como fator
estimulante no processo de aprendizagem na educação hospitalar. Estudos na área
da neurociência educacional têm mostrado que o aprendizado acontece, quando há
formação de memória. Nessa relação de aquisição e consolidação do conhecimento,
há um funcionamento sincronizado entre cognição e emoções. Assim, a literatura
atual traz riqueza de informações de como as emoções podem interferir no
processo do aprender, já que o sistema límbico coordena as atividades
emocionais. Dessa forma, as emoções podem afetar os processos de aquisição do
conhecimento, reduzindo o foco ou potencializando. Para estudiosos nesta área,
a aprendizagem acontece se o ensino for significativo para o estudante.
Portanto, a mediação afetiva do professor, na relação do aluno com o
conhecimento, promovendo acolhida, escuta ativa, com boa comunicação,
respeitando as ideias, contribuirá para construir vínculos e práticas
pedagógicas de qualidade. Na educação hospitalar, esse aspecto tem maior
relevância, pois o estado de adoecimento torna as pessoas mais vulneráveis.
Método é qualitativo, de caráter bibliográfico, realizado por meio do cotejo
entre autores que têm se dedicado ao tema na literatura nacional e
internacional. Os resultados da pesquisa apontam para uma relação afetiva
professor-aluno como base para facilitar o aprendizado cognitivo, bem como
garantir qualidade nos resultados.
Palavras-chave: Classe Hospitalar. Relação Empática. Aprendizagem.