DOI: 10.5281/zenodo.7157023

 

Julia D’Avila Santa Catarina

Mestranda em Direito, Cidadania e Atores Internacionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ; integrante do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder – atores e desenvolvimento pluridimensional da UNOCHAPECÓ, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: juliadavilasc@gmail.com.

 

Odisséia Aparecida Paludo Fontana

Doutora em Direito pala Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Brasil. Professora permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder – atores e desenvolvimento pluridimensional. E-mail: odisseia@unochapeco.edu.br.

 

Silvia Ozelame Rigo Moschetta

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Brasil. Mestra em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder – atores e desenvolvimento pluridimensional - UNOCHAPECÓ. Integrante da Rede de Pesquisa Interinstitucional (UFSC, UNESC, UCS, ESUCRI) em Republicanismo, Cidadania e Jurisdição – RECIJUR. Mediadora. Advogada. E-mail: silviaorm@gmail.com.

 

Resumo: A motivação da pesquisa surgiu devido à visita a uma escola municipal da rede de ensino básico na cidade de Chapecó (SC). No contexto, percebeu-se a necessidade de adequação da metodologia de ensino oferecida às crianças imigrantes, uma vez que muitas não compreendem a língua oficial e as docentes não dispõem de habilidades e recursos suficientes para estimular o processo ensino-aprendizagem dos alunos imigrantes. Assim, este o problema a ser investigado: quais são as metodologias de ensino-aprendizagem oferecidas às crianças imigrantes no Brasil? O objetivo geral é identificar as metodologias de ensino-aprendizagem oferecidas às crianças imigrantes no Brasil. Os objetivos específicos são analisar as atuais características dos movimentos migratórios, sobretudo no Brasil; apontar os direitos à educação aos quais as crianças devem ter acesso; identificar as metodologias de ensino-aprendizagem oferecidas às crianças imigrantes no Brasil, a partir de experiências escolares que possuam alunos imigrantes. A pesquisa utiliza o método dedutivo, por meio de uma abordagem qualitativa e com uso da técnica documental e bibliográfica, pelo estudo de legislações, doutrinas, artigos científicos e dados oferecidos pelas plataformas digitais da Unesco. Concluiu-se que, apesar de ter-se avançado muito nas questões legislativas, o acesso à educação das crianças imigrantes ainda é deficiente, uma vez que não abrange todas as necessidades, carecendo de metodologias educacionais aptas à inclusão na língua oficial, o que dificulta que uma educação de qualidade seja alcançada.

Palavras-chave: Acesso à educação. Criança imigrante. Direito.