DOI: 10.5281/zenodo.7157048

 

Joana Alves Pereira Lima

Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), graduada em Pedagogia(Univag) e formada pelo curso do Magistério. Atua na rede de ensino pública e particular em Cuiabá-MT

 

Antonia Alves Pereira

Doutoranda em Comunicação (Uerj), mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFMT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e líder do grupo de pesquisa Educomunicação, Jornalismo e Cidadania (Educom.Jor)

 

Marta Alves Pereira Soares

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, graduada em Licenciatura em Geografia (Univag), formada pelo curso do Magistério. Atua na rede de ensino pública de Várzea Grande e particular, em Cuiabá-MT

 

Resumo

Este trabalho discute o paradigma da Educomunicação aplicado ao Ensino Religioso em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular e a Coleção Nautas da Rede Salesiana de Escolas. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica que se debruça sobre duas obras, uma dissertação de mestrado que averiguou a aplicação do conceito nesta Rede e a coleção Nautas para o Ensino Religioso. Ao final, foi possível perceber que o Sistema Preventivo, método de aprendizagem e de vivência, potencializa a prática educomunicativa está presente no desenvolvimento da disciplina e contribui para fomentar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso num processo de autoconhecimento e de mobilização de saberes que levam à escuta, ao respeito e à valorização das experiências e das crenças do outro.

Palavras-chave: Educomunicação, Ecossistemas comunicativos, Ensino Religioso, ecumenismo, ensino fundamental I.