DOI: 10.5281/zenodo.7615979

 

Mikaelly Nagyla da Silva Santos

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membro e diretora da Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (JOEME). mikaellysantos@alunouespi.br

 

Mayara Sousa Ferreira

Professora efetiva da UESPI e coordenadora da Liga JOEME. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UESPI

mayarasousa@pcs.uespi.br

 

Resumo: Fotografias podem apresentar vestígios de memória para a história, por serem testemunhas oculares de um tempo e de um espaço (BURKE, 2004). Sendo assim, o presente artigo propõe uma reflexão sobre fotografias da década de 1960/1970, como fontes memorialísticas, a partir de uma análise fotodocumental da iconografia do fotógrafo de Picos-PI, Cristino Varão. O objeto a ser analisado se trata de um acervo online intitulado “Foto Varão - Memórias” disponibilizado em página do Facebook, com registros do referido fotógrafo. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar fotografias documentais de Cristino Varão como testemunha ocular de seu tempo, a partir dos vestígios de memória. Como forma de embasar teórico-metodologicamente, a pesquisa se dá interligada aos estudos de Peter Burke (2004), tendo como metodologia de tratamento dessas imagens a análise de conteúdo categorial de Laurence Bardin (2016). A partir da pesquisa observam-se vestígios de memória presentes na iconografia de Varão, pois são registros que  vão desde a urbanização, a fotografias de eventos da cidade de Picos/PI, constando o material como fonte memorialística e historiográfica da cidade.

Palavras-chave: Fotografia, Cristino Varão, Memória, História