Rousilane
Oliveira dos Santos
Acadêmica do Curso de Licenciatura
em Pedagogia; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Arapiraca –
AL. rosyoliver.26@gmail.com
Maria
Cícera dos Santos Barbosa
Acadêmica do Curso de Licenciatura
em Pedagogia; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Arapiraca –
AL mariaciceramb@outlook.com
Neridyane
Ferreira da Silva
Acadêmica do Curso de Licenciatura
em Pedagogia; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Arapiraca –
AL. nerykaio11@gmail.com
RESUMO
Este
trabalho tem como objetivo analisar de que forma os docentes da educação
infantil desenvolveram suas práticas e metodologias durante o período atípico.
Em vista disso, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório,
para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada
(questionário), aos professores da educação infantil da rede pública de ensino da cidade
de Arapiraca-AL,
o
questionário contou com 11 perguntas
referente as ações e análise do trabalho desenvolvido na Educação Infantil
durante a pandemia da COVID-19 em
2021. A partir dos resultados obtidos e desafiadores para os educadores,
compreende-se que muitos tiveram que reaprender a ensinar, para se adaptar ao
cenário educacional. Suas práticas e
metodologias tiveram que se ajustar ao formato virtual, para garantir as
aprendizagens das crianças, em um período desafiador. De fato, a maioria dos
docentes relatam que não tiveram capacitação e
planejamento para desenvolver seu trabalho de modo remoto emergencial, bem como
não tiveram suporte para realizá-lo com os aplicativos/ferramentas tecnológicas. Portanto, diante das
dificuldades, os educadores buscaram novos caminhos para estimular e incentivar
as crianças no modo remoto, e buscaram desenvolver atividades lúdicas junto às
famílias para o desenvolvimento e integração das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil. Pandemia. Práticas Docente.