DOI: 10.5281/zenodo.7699021

 

Jamilla de Nazaré de Oliveira Almeida

Mestranda na Univeridade Federal do Pará, Profesora na Secretaria Municipal de Educação

 

Erasmo Borges de Souza Filho

Professor Doutor na Universidade Federal do Pará

 

RESUMO

O presente texto apresenta e faz reflexões sobre a experiência com o ensino de ciências no projeto “Educação está no ar”, para alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, por meio da rádio comunitária do Município de Primavera, no Estado do Pará, durante o período da pandemia, tendo a rádio como um importante aliado e um inestimável recurso pedagógico na propagação do conhecimento de ciências, cujos resultados foram além do esperado, que era o possibilitar aos alunos a continuidade dos estudos, mesmo no período de isolamento, enquanto medida sanitária restritiva para conter a pandemia ainda no seu período mais crítico; e pelo fato do rádio ainda ser um dos veículos de maior penetração da informação na Amazônia.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Rádio Comunitária, Pandemia Covid19.