DOI: 10.5281/zenodo.7699027

 

Carmelinda Carla Carvalho e Silva

Mestra em Literatura, Memória e Cultura pela Universidade

Estadual do Piauí. E-mail: carmelinda.sig7@gmail.com

 

RESUMO

A memória por muitas vezes faz com que histórias sejam recontadas, revividas e construídas no eu do sujeito. É através das lembranças que temos a oportunidade de reconstruir fatos acontecidos e dentro deles saber  como se deu nosso passado para assim conhecermo-nos mais profundamente. Nossas lembranças são responsáveis por construir nosso presente e na maioria das vezes isso ocorre por meio de associações quando nos deparamos com algo, alguém ou até lugares que já estivemos e nos faz recordar do que ali aconteceu. Justamente com esse intuito que buscamos analisar o conto As cerejas de Lygia Fagundes Telles, onde a memória vai nos guiar para assim interpretarmos e fazermos uma releitura mais íntima do que ocorre entre tia Olívia e Marcelo, ambos protagonistas do conto de Lygia. Para tal pesquisa utilizamo-nos dos estudos acerca da memória que os teóricos Halbwachs (1990), Nora (1993), Souza (2017), bem como Klug (2015). Ao final de nosso artigo constatamos que os conceitos utilizados são relevantes para atingirmos nosso objetivo que é analisar o conto sob o viés da memória. Percebemos que através de lembranças, detalhes e observações, o conto nos deixa uma clara interpretação que antes não seria possível.

Palavras-chave: Histórias. Lembranças. Conto. Memória.