Carmelinda Carla Carvalho e Silva
Mestra em Literatura,
Memória e Cultura pela Universidade
Estadual do Piauí.
E-mail: carmelinda.sig7@gmail.com
RESUMO
A memória por muitas vezes faz com que
histórias sejam recontadas, revividas e construídas no eu do sujeito. É através
das lembranças que temos a oportunidade de reconstruir fatos acontecidos e
dentro deles saber como se deu nosso
passado para assim conhecermo-nos mais profundamente. Nossas lembranças são responsáveis
por construir nosso presente e na maioria das vezes isso ocorre por meio de
associações quando nos deparamos com algo, alguém ou até lugares que já
estivemos e nos faz recordar do que ali aconteceu. Justamente com esse intuito
que buscamos analisar o conto As cerejas de
Lygia Fagundes Telles, onde a memória
vai nos guiar para assim interpretarmos e fazermos uma releitura mais íntima do
que ocorre entre tia Olívia e Marcelo, ambos protagonistas do conto de Lygia.
Para tal pesquisa utilizamo-nos dos estudos acerca da memória que os teóricos
Halbwachs (1990), Nora (1993), Souza (2017), bem como Klug (2015). Ao final de
nosso artigo constatamos que os conceitos utilizados são relevantes para
atingirmos nosso objetivo que é analisar o conto sob o viés da memória.
Percebemos que através de lembranças, detalhes e observações, o conto nos deixa
uma clara interpretação que antes não seria possível.
Palavras-chave: Histórias. Lembranças. Conto. Memória.