Cassiano
Scott Puhl
Prefeitura Municipal de Bom Princípio/RS
c.s.puhl@hotmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo teórico sobre
diferentes perspectivas acerca da Resolução de Problema. O objetivo desse
artigo é apresentar as diferentes concepções da Resolução de Problema e
identificar a mais adequada para ser utilizada no século de XXI. Desta forma,
realizou-se um levantamento bibliográfico, fundamentado nas pesquisas de
Allevato, Onuchic, Polya, Schroeder e Lester, em que se identificaram três
maneiras distintas de se abordar a Resolução de Problema: ensinar sobre
resolução de problemas, ensinar para resolução de problemas e ensinar através
da resolução de problemas. Por meio do estudo teórico, conclui-se que o
problema deve ser utilizado para introduzir um conceito novo, proporcionando a
contextualização do conteúdo e, possivelmente, uma aprendizagem ativa e
significativa. Assim, ensinar através da resolução de problemas é a tendência
que está de acordo com as perspectivas educacionais construtivistas e as
orientações curriculares nacionais.
Palavras-chave: Resolução de problema, Tendência educacional, Ensino contextualizado, Aprendizagem ativa.