DOI: 10.5281/zenodo.7699015

 

Cassiano Scott Puhl

Prefeitura Municipal de Bom Princípio/RS

c.s.puhl@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo teórico sobre diferentes perspectivas acerca da Resolução de Problema. O objetivo desse artigo é apresentar as diferentes concepções da Resolução de Problema e identificar a mais adequada para ser utilizada no século de XXI. Desta forma, realizou-se um levantamento bibliográfico, fundamentado nas pesquisas de Allevato, Onuchic, Polya, Schroeder e Lester, em que se identificaram três maneiras distintas de se abordar a Resolução de Problema: ensinar sobre resolução de problemas, ensinar para resolução de problemas e ensinar através da resolução de problemas. Por meio do estudo teórico, conclui-se que o problema deve ser utilizado para introduzir um conceito novo, proporcionando a contextualização do conteúdo e, possivelmente, uma aprendizagem ativa e significativa. Assim, ensinar através da resolução de problemas é a tendência que está de acordo com as perspectivas educacionais construtivistas e as orientações curriculares nacionais.

Palavras-chave: Resolução de problema, Tendência educacional, Ensino contextualizado, Aprendizagem ativa.