DOI: 10.5281/zenodo.7802369

 

Paola Simone Alves da Silveira

  Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação/ UFMT

paolasilveira.s72@gmail.com.

 

Renata da Penha Coelho Mata

Programa de Pós-Graduação

Mestrado em Educação / UFMT

renata_penha_mata@hotmail.com.

 

Sandra Maisa Pina Borges

 Professora da Rede Municipal / SEMED/MT

sandramaisa@hotmail.com

 

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender, através de relatos, escritos ou orais, as percepções de algumas profissionais da Educação Infantil do Município de Rondonópolis/MT, referente ao desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos, após o retorno da pandemia. Utilizaremos a abordagem qualitativa, apoiada no método (auto)biográfico, por seu caráter particular de relevância sobre os processos de aprendizagem. Nessa perspectiva adotaremos as narrativas de si, orais e escritas, em que buscaremos evidenciar as percepções sobre os efeitos sofridos pelas crianças durante o período de isolamento social. O problema que move a investigação é: Quais os prejuízos acarretados pela falta da convivência coletiva, nos espaços de aprendizagem de Educação Infantil e, quais as estratégias pensadas pelas professoras e equipe diretiva para minimizar os prejuízos acarretados por esse tempo em que as crianças ficaram sem frequentar os espaços de convivência? Quanto ao uso das narrativas, preferimos esse gênero por acreditarmos no poder da escrita como fenômeno antropológico e civilizatório e ainda, por compreendermos as narrativas como dispositivo de intervenção educativa. Além do que, o ato de escrever fomenta a construção e a perspectiva de transformação, ao tornar-se pública. Os dados coletados tiveram a participação de profissionais que atuam na Educação Infantil, da Rede Municipal de Rondonópolis – MT, sendo duas professoras, uma coordenadora e uma diretora. Conclui-se sobre a necessidade de se repensar os processos formativos dos professores, frente às dificuldades que as crianças têm apresentado durante este período em que estiveram em isolamento.

Palavras-chave: Criança, Pandemia, Corpos, Natureza