DOI: 10.5281/zenodo.7908884

 

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e em Teoria e Ricerca Educativa e Sociale pela Università degli Studi Rina Tre (UniRoma 3). Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora e formadora na Educação Infantil. E-mail: raizafbessa@gmail.com

 

Aline Sommerhalder

Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (UFSCar). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pedagoga e Mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). E-mail: sommeraline1@gmail.com

 

Luana Zanotto

Professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG). Licenciada em Educação Física e Doutora em Educação. E-mail: luanazanotto@yahoo.com.br

 

RESUMO

Este estudo busca refletir sobre os processos de formação continuada de professores vivenciados durante a pandemia causada pela Covid-19 e da consequente suspensão das atividades presenciais nas escolas. De caráter qualitativo, objetivou descrever e analisar experiências de processos de formação continuada em formato remoto, realizadas juntamente com professores de educação infantil de uma rede pública municipal de educação, refletindo sobre as fragilidades e possibilidades evidenciadas nesse percurso. Discute-se os dilemas e alguns desafios da manutenção da formação continuada em tempos de pandemia, refletindo sobre as potencialidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação apresentaram ao longo dessa trajetória. O exame dos documentos possibilitou identificar a intenção do município de se constituir como espaço potente de formação docente contínua, trazendo para o centro das discussões as situações didáticas reais e cotidianas das professoras. Entretanto, apontam que foram momentos marcados por silêncios nos encontros e pela falta de retorno de considerável parte das docentes no ambiente virtual, o que escancara as dificuldades do trabalho remoto e os desafios de manutenção de processos formativos qualificados e dialógicos nesse contexto.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Continuada. Ensino Remoto. Pandemia.