Raiza Fernandes Bessa de Oliveira
Doutoranda em
Educação pela Universidade Federal de São Carlos e em Teoria e Ricerca
Educativa e Sociale pela Università degli Studi Rina Tre (UniRoma 3). Mestre em
Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora e formadora na
Educação Infantil. E-mail: raizafbessa@gmail.com
Aline Sommerhalder
Docente Pesquisadora
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar). Docente Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
(UFSCar). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista
(Unesp). Pedagoga e Mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). E-mail:
sommeraline1@gmail.com
Luana Zanotto
Professora adjunta na
Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás
(FEFD/UFG). Licenciada em Educação Física e Doutora em Educação. E-mail:
luanazanotto@yahoo.com.br
RESUMO
Este estudo busca
refletir sobre os processos de formação continuada de professores vivenciados
durante a pandemia causada pela Covid-19 e da consequente suspensão das
atividades presenciais nas escolas. De caráter qualitativo, objetivou descrever
e analisar experiências de processos de formação continuada em formato remoto,
realizadas juntamente com professores de educação infantil de uma rede pública
municipal de educação, refletindo sobre as fragilidades e possibilidades
evidenciadas nesse percurso. Discute-se os dilemas e alguns desafios da
manutenção da formação continuada em tempos de pandemia, refletindo sobre as
potencialidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
apresentaram ao longo dessa trajetória. O exame dos documentos possibilitou
identificar a intenção do município de se constituir como espaço potente de
formação docente contínua, trazendo para o centro das discussões as situações
didáticas reais e cotidianas das professoras. Entretanto, apontam que foram
momentos marcados por silêncios nos encontros e pela falta de retorno de
considerável parte das docentes no ambiente virtual, o que escancara as
dificuldades do trabalho remoto e os desafios de manutenção de processos formativos
qualificados e dialógicos nesse contexto.
Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Continuada. Ensino Remoto. Pandemia.