DOI: 10.5281/zenodo.7908876

 

Laryssa Salgado Silva

Graduanda em Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre, laryssa.silva@soufaculdadecerquilho.com.br.

 

Brunna Shaienny da Silva Dantez

Graduanda em Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre,

brunna@soufaculdadecerquilho.com.br.

 

Juliana Aparecida Machado

Graduanda em Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre, juliana.machado@soufaculdadecerquilho.com.br.

 

Renata Dario Uranik

Graduanda em Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre, renata.uranick@soufaculdadecerquilho.com.br.

 

Gabriel Arruda Burani

Psicólogo. Mestre em Psicologia Infantil e Adolescente. Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação. Docente na Faculdade Fleming Cerquilho. gabriel.burani@docentefaculdadecerquilho.com.br

 

RESUMO

O artigo tem como objetivo discorrer sobre os impactos psicológicos e na saúde mental, em demanda aos novos desafios no ensino superior em função da Pandemia do Covid-19. Com a transição do ensino presencial para o ensino online, o isolamento devido ao medo da doença e o estresse da pressão pelo aproveitamento do conteúdo pedagógico, tiveram um impacto negativo na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão de bibliográfica sobre os Impactos psicológicos na saúde mental e a Pandemia do COVID-19 em ensino superior na qual se realizou uma pesquisa sobre o tema em artigos e informações disponíveis nas plataformas online como o Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e os artigos publicados entre os anos de 2020 a 2021. Diante disso, gerenciar o estresse e bem-estar psicossocial é tão importante, neste momento, quanto cuidar da saúde física. Faz-se imprescindível, portanto, a adoção de estratégias, por parte das instituições de ensino superior, para amenizar o sofrimento psíquico dos estudantes. É fundamental que haja a criação ou o aprimoramento de núcleos de apoio psicossocial aos discentes de fácil acesso para que consigam cuidar de sua saúde mental no atual cenário. O uso da tecnologia pode auxiliar não somente as aulas a distância, mas também esse apoio oferecido aos alunos, sendo possíveis atendimentos on-line, o que facilitaria, ainda mais, o acesso, sem a necessidade de reabertura das faculdades e retorno das aulas presenciais para a criação ou manutenção dos núcleos de apoio (RODRIGUES, 2020)

Palavras-chaves: Impactos Psicológicos. Saúde Mental. Pandemia. Coronavírus. Ensino Superior.