DOI: 10.5281/zenodo.8151418

 

Aline Cristhine Cunha Gonçalves 

Graduada em Letra/Espanhol e Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, alinefernando2020@gmail.com 

 

Camily Cristina Alves da Silva

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. camillycristinafernades@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS), prof.ranilsonuema@gmail.com


RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar a música como uma ferramenta de ensino e aprendizagem que permite aos educadores potencializar recursos que sejam capazes de facilitar a transferência de conhecimento. Para concretizar este trabalho, foi realizada  uma pesquisa qualitativa por meio de leitura e pesquisa bibliográfica de artigos e livros obtidos por meio de ferramentas  como o Google Acadêmico. Nesse contexto, pode-se  discutir o papel da música na educação e os benefícios que cada um pode  proporcionar. Assim, entende-se que a música, mais do que uma combinação de sons, letras e batidas, pode provocar mudanças tanto dentro das escolas como no trabalho desenvolvido pelos professores, despertar a curiosidade e inspirar novos olhares educacionais que facilitem o processo educativo. A aprendizagem das crianças, incluindo a integração dentro e fora do ambiente escolar. No entanto, é possível compreender que a música torna-se uma mediadora do conhecimento, proporcionando aos professores ferramentas inovadoras e oportunidades educativas, lúdicas, e potencializando a sociabilidade individual em Contextos sociais. Além disso, a música tem o poder de despertar emoções e criar conexões emocionais. Ao incorporar a música na educação, os professores podem estabelecer um vínculo emocional com os alunos, tornando o ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inspirador. Isso pode resultar em uma maior motivação e engajamento dos estudantes nas atividades escolares.

Palavras-chave: Música. Habilidades. Recurso didático. Ensino e aprendizagem.