DOI: 10.5281/zenodo.8151394

 

Erika Keylanne de Lima Oliveira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. erikakeylanne08@gmail.com

 

Flávia Raele Rodrigues Mesquita

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do

Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. flaviaraele.mesquita@gmail.com

 

Maria Clara Silva de Almeida

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do

Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. clarinhamari22@gmail.com

 

Maysa Cristina de Oliveira Romão

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do

Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. maysacris025@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana  de Ciências  Sociales(FICS).prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Yasmin Coelho Oliveira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do

Maranhão (UEMA, Campus I, Bacabal -MA. coelhoyasmin364@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo abordar as dificuldades de aprendizagem que surgem no dia a dia da sala de aula com as crianças. Em vista disso, trata-se de uma pesquisa qualitativa para entender de que forma o professor pode ajudar o aluno utilizando métodos eficazes para uma boa aprendizagem, discutindo o desenvolvimento da linguagem e fala. Busca também apresentar-se como um guia para a escola, de modo a amparar o aluno com baixo rendimento, é o âmbito escolar que está inteiramente ligado com a forma que a criança irá desenvolver-se no processo de socialização e aprendizagem na escola. Para entender como é possível resolver este problema, é fundamental levantar uma série de questões como causas desses empecilhos para, assim, ser solucionado, levando em conta que cada criança tem uma personalidade e vivem em ambientes diferentes. É preciso também falar sobre um dos primeiros passos para identificar alguma dificuldade na aprendizagem: a busca pelo auxílio de um profissional. Não é possível ajudar as crianças sem antes ter um diagnóstico preciso e entender quais são os melhores métodos para atender às suas necessidades. Portanto, é imprescindível a colaboração e compreensão de pais e professores, no intuito de apresentar o apoio fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças.               

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Criança. Sala de aula.