Erika Keylanne de Lima
Oliveira
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. erikakeylanne08@gmail.com
Flávia Raele Rodrigues
Mesquita
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do
Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. flaviaraele.mesquita@gmail.com
Maria Clara Silva de Almeida
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do
Maranhão
(UEMA), Campus I, Bacabal -MA. clarinhamari22@gmail.com
Maysa Cristina de Oliveira
Romão
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do
Maranhão (UEMA), Campus I, Bacabal -MA. maysacris025@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando
em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana
de Ciências Sociales(FICS).prof.ranilsonuema@gmail.com
Yasmin Coelho Oliveira
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual
do
Maranhão (UEMA, Campus I, Bacabal -MA. coelhoyasmin364@gmail.com
RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar as dificuldades de aprendizagem
que surgem no dia a dia da sala de aula com as crianças. Em vista disso,
trata-se de uma pesquisa qualitativa para entender de que forma o professor
pode ajudar o aluno utilizando métodos eficazes para uma boa aprendizagem,
discutindo o desenvolvimento da linguagem e fala. Busca também apresentar-se
como um guia para a escola, de modo a amparar o aluno com baixo rendimento, é o
âmbito escolar que está inteiramente ligado com a forma que a criança irá
desenvolver-se no processo de socialização e aprendizagem na escola. Para
entender como é possível resolver este problema, é fundamental levantar uma
série de questões como causas desses empecilhos para, assim, ser solucionado,
levando em conta que cada criança tem uma personalidade e vivem em ambientes
diferentes. É preciso também falar sobre um dos primeiros passos para
identificar alguma dificuldade na aprendizagem: a busca pelo auxílio de um
profissional. Não é possível ajudar as crianças sem antes ter um diagnóstico
preciso e entender quais são os melhores métodos para atender às suas
necessidades. Portanto, é imprescindível a colaboração e compreensão de pais e
professores, no intuito de apresentar o apoio fundamental para o desenvolvimento
educacional das crianças.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Criança. Sala de aula.