Graziele Morais Lima
Acadêmica do Curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus,
Bacabal-MA, grazielemoraislima@gmail.com
João Pedro da Silva Lima
Acadêmico do Curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus,
Bacabal-MA, joa.im022@gmail.com
Maria Luiza Sousa da Silva
Acadêmica do Curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus,
Bacabal-MA, marialuizasilva02@gmail.com
Milena Freitas da Conceição
Acadêmica do Curso de
Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus,
Bacabal-MA, milenafreitas085@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciência
da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales – FICS
prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
Esse artigo tem
como objetivo analisar de que forma os docentes da educação infantil desenvolve
atividades práticas para crianças com TDAH. Uma educação inclusiva integra os
alunos com deficiência seja física ou mental, em escolas regulares, por meio de
uma abordagem humanística. Na educação inclusiva, observa que os espaços são
adaptados para o convívio de todos, assim como os materiais utilizados nas
atividades. Mas a educação inclusiva não se limita em apenas a isso, a educação
inclusiva é uma educação que busca identificar todo e qualquer obstáculo que o
aluno possa enfrentar e eliminar as barreiras.
A inclusão cada vez mais tem sido um tema bastante presente na vida de todos
nós. O aspecto educacional é o que mais precisa de atenção para que a sociedade
realmente seja inclusiva em sua plenitude. Até porque já não é mais de bom
agrado que essas pessoas, que portam algum tipo de deficiência seja física ou
mental, fiquem para trás em suas formações educacionais e nas suas atividades
práticas. Para facilitar a comunicação e a interação com o aluno que tenha
necessidade especiais a escola como um todo tem que estar profissionais
capacitados mais também em estrutura do ambiente, para que assim esses alunos
possam se sentir acolhidos e se socializem e se desenvolvam como pessoas, onde
eles iram aprender, conhecer, desenvolver e conviver.
Palavras-chave: Educação Infantil. Inclusão. Interação. TDAH.