DOI: 10.5281/zenodo.8151416

 

Erica da Costa Barros

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Ericacbarros2010@hotmail.com

 

Francisco José Barbosa

 Pós-Doutorado em Sociologia; Universidade Federal de Sergipe (UFS)

 

Lina Fregonassi Ribeiro

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). linafregonassi@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Rosane Aparecida dos Santos Rocha

 Doutoranda em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). rosanesantos6026@gmail.com

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). srgrodriguesdesouza@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo faz uma referência ao Homeschooling no Brasil, bem como conceitua um processo de rotina, avaliação e análise dos dispositivos legais para essa finalidade. Refere-se que a educação domiciliar é uma modalidade de ensino onde que pais ou tutores responsáveis assumem o papel de professores regente dos filhos. Contextua que o processo de aprendizagem desses estudantes é feito fora do ambiente escolar. O trabalho tem como objetivo trazer conhecimentos de que os requisitos mínimos que os pais ou responsáveis legais deverão cumprir para exercer esta modalidade de ensino será focada na rotina, na avalição e nas Leis. Para analisar o contexto, foi desenvolvido uma pesquisa de cunho qualitativa com base em análises teóricas e pesquisa exploratória mediante questionário Google Formes disparados para cidadãos de todos os estados brasileiros, para fins de investigação do fenômeno Homeschooling, ou seja, o da educação domiciliar, que em alguns estados da federação já é uma realidade. Foi observado que há famílias que optam por educar seus filhos em casa; na atual conjuntura, não há lei que estabeleça as diretrizes básicas para que esse direito seja exercido no Brasil. A principal motivação deste trabalho é estabelecer um marco teórico para a educação domiciliar, visando analisar modelos da educação de criança e do adolescente fora da escola e versa uma possibilidade de ensino, tendo como premissa a pluralidade pedagógica e o contexto da avaliação da aprendizagem.

Palavras-Chave: Homeschooling. Família. Avaliação da Aprendizagem. Rotina Pedagógica. Leis.