DOI: 10.5281/zenodo.8151219

 

Eli Ferreira dos Santos

 Professor de Matemática, especialista no ensino de matemática e mestrando no ensino de ciência e matemática.

 

Suzete de Souza Borelli

 Professora Drª de matemática - UNICSUL

 

RESUMO

Este artigo busca analisar as contribuições da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas com o conteúdo de Razão e Semelhança de Triângulos para uma turma do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo, a qual o pesquisar é professor da turma. O trabalho apoia-se nas ideias defendidas por Onuchic e Allevato (2021), que tem como intencionalidade a aplicação de uma sequência de dez etapas para resolver e propor novos problemas. Nessa metodologia, inicia-se com proposição de um problema, o qual, é chamado de problema gerador e, o professor assume uma postura de mediador, enquanto o aluno sai da passividade diante dos problemas e passa a ser um sujeito participante desse processo. A pesquisa a ser utilizada é a uma pesquisa qualitativa, com a intervenção do pesquisador nas situações propostas para os alunos, de acordo com as etapas propostas por esta metodologia de ensino. 

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem-Avaliação, Resolução de Problemas, Razão e Semelhança de Triângulos.