DOI: 10.5281/zenodo.8151447

 

Jorge de Sousa Santos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST UNIVERSITY;

Especialista em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – UFPI; Licenciado em Biologia (UNIFAVENI) e,

Técnico em Controle Ambiental (CEP-ETP).

Professor na Educação Básica – SEE-DF.

ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973

E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho demonstra o papel fundamental do ensino de biologia na vida cotidiana dos alunos. O objetivo principal desta pesquisa é, sem dúvida, analisar a importância do ensino de biologia no cotidiano, ajudando a ampliar o conhecimento e a compreensão do contexto de vida dos alunos. Apesar do avanço dos documentos norteadores do componente curricular, o ensino de biologia no Brasil ainda precisa    abordar diversas questões na relação entre ensino e aprendizagem nas escolas. Os alunos fazem o papel de ouvintes e, na maioria das vezes, o conhecimento que o professor faz a mediação não é realmente absorvido pelos alunos, tornando-se assim em uma aprendizagem que não foi significativa. Estudar biologia e compreender é entender que a ciência não tem uma resposta pronta para tudo, e uma de suas características é que enquanto ciência pode ser questionada e sempre revista.

Palavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas Dinâmicas; Professores Inovadores.