DOI: 10.5281/zenodo.8161153

 

Francisco Alan de Melo Santos

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA, alanmelosantos.05@gmail.com

 

Francimeire Sousa Martins

Doutorando em Ciências da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com

 

Gabriel Neto Xavier da Silva

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA neto8424@gmail.com

 

Yara Karoline Rocha Abreu

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA yara.abreukr@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS), prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Regiane Oliveira Rodrigues

Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), regyanejc@hotmail.com

 

Vilmar Martins da Silva

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo narra sobre a responsabilidade familiar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, com o objetivo em contextualizar os principais impactos no desenvolvimento da escolaridade nesta faixa etária, mediante aos desafios dos pais na educação dos filhos por se tratar de uma área desconhecida para eles e, aos desafios da escola, por se tratar dos profissionais com dificuldade em desenvolver um vínculo  familiar para desenvolver a educação das crianças. A pesquisa foi desenvolvida mediante os aspectos quantitativo com estudos em acervos bilbiográficos que abordará a escola como principal fator para incentivar a participação da família no desenvolvimento das crianças, com ênfase na participação direta e dinâmica sobre assuntos tratados em sala de aula, para melhorar o vínculo entre professor, escola e família. Portanto, este trabalho consolida conhecimentos do vínculo entre família e escola, visando um desenvolvimento das crianças, na responsabilidade parental de acompanhar o desenvolvimento pessoal dos estudantes, bem como na sua afetividade e personalidade. Com uma prática educativa familiar e escolar é observável um grande passo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, visando o crescimento como um adulto responsável. Um dos foques é a família, pois é a primeira instituição que a criança tem contato, é através da família que vai introduzir sua cultura e sua forma de ensinar para a criança, além da mesma ser o papel principal para o desenvolvimento da personalidade e afetividade da criança ao decorrer de sua infância.

Palavras-chave: Aprendizagem. Família. Escola. Educação Infantil.