Francisco Alan de Melo Santos
Graduando
em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),
Campus Bacabal-MA, alanmelosantos.05@gmail.com
Francimeire Sousa Martins
Doutorando em Ciências da Educação; Faculdade de Humanidades e Artes da
Universidade Nacional de Rosário (UNR), fran_meiresousa@hotmail.com
Gabriel Neto Xavier
da Silva
Graduando
em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),
Campus Bacabal-MA neto8424@gmail.com
Yara Karoline Rocha Abreu
Graduando
em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),
Campus Bacabal-MA yara.abreukr@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Inteamericana de Ciências
Sociales(FICS), prof.ranilsonuema@gmail.com
Regiane
Oliveira Rodrigues
Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA), regyanejc@hotmail.com
Vilmar Martins da Silva
Doutorando em Educação, Ciências e Matemática;
Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA), villmartins@hotmail.com
RESUMO
Este artigo narra sobre a responsabilidade familiar
no desenvolvimento da aprendizagem
na educação infantil, com o objetivo em contextualizar os principais impactos
no desenvolvimento da escolaridade nesta faixa etária,
mediante aos desafios dos pais na educação dos
filhos por se tratar de uma área desconhecida para eles e, aos desafios da escola,
por se tratar dos profissionais com dificuldade em desenvolver um vínculo familiar para desenvolver a educação
das crianças. A pesquisa
foi desenvolvida mediante os aspectos quantitativo com
estudos em acervos bilbiográficos que abordará a escola como principal fator
para incentivar a participação da família no
desenvolvimento das crianças, com ênfase na participação direta
e dinâmica sobre
assuntos tratados em sala de aula, para melhorar o vínculo entre
professor, escola e família. Portanto, este trabalho consolida conhecimentos do vínculo
entre família e escola, visando
um desenvolvimento das crianças, na responsabilidade
parental de acompanhar o desenvolvimento pessoal
dos estudantes, bem como na sua afetividade
e personalidade. Com uma prática educativa familiar e escolar é observável um grande
passo para o desenvolvimento acadêmico
e pessoal, visando
o crescimento como um adulto
responsável. Um dos foques é a família, pois é a primeira instituição
que a criança tem contato, é através da família que vai introduzir sua cultura
e sua forma de ensinar para a criança, além da mesma ser o papel principal para
o desenvolvimento da personalidade e afetividade da criança ao decorrer de sua
infância.
Palavras-chave: Aprendizagem. Família. Escola. Educação Infantil.