DOI: 10.5281/zenodo.8233656

 

Cristovão Elias Alves da Silva

Graduando em Engenharia Mecânica; Centro Unversitário Unifacid Wyden, Teresina-PI. christovaoelias@gmail.com

 

Maria Selma Barreto Paiva

Graduada em Enfermagem; Universidade Federal do Maranhão-UFMA. galileugalileiodc@gmail.com

 

Marcus Vinicius dos Santos Martins

Graduando em Administração; Instituto Federal do Maranhão-Campus Santa Inês.

marcusantos1706@gmail.com

 

Nilton Gustavo Barreto Guimarães

Graduado em Bacharel em Biomedicina; Faculdade Estácio, São Luis-MA

galileugalileiodc@gmail.com

 

Pedro Lucas Barreto Guimarães

Graduação em Licenciatura em Educação Física - Universidade Mogi das Cruzes – UMG. galileugalileiodc@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva 

Doutorando em Ciências da Educação,  Facultad Inteamericana  de Ciências Sociales-FICS. prof.ranilsonuema@gmail.com  

 

RESUMO

As ferramentas digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O objetivo desde trabalho é demonstrar que o Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à personalização do ensino, é um modelo possível para facilitar a combinação, de forma sustentada, do ensino remoto com o ensino presencial. A pesquisa de cunho quantitativa identifica que para uma utilização eficiente do ensino híbrido no ambiente escolar, é necessário pensar mudanças em vários níveis: infraestrutura educacional, formação continuada de professores, currículo, práticas de sala de aula; modos de avaliação, entre outros. Desde a homologação, em dezembro 2017, da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), pelo Ministério da Educação (MEC), a discussão e implementação dessas soluções em sala de aula passaram a fazer parte do cotidiano das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental de todo país. O tema integra o item nº 5 das competências gerais do documento, que sugere às unidades “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. Nesta ótica, reunimos informações básicas para implantação da Modalidade de ensino mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A ideia é estabelecer O ensino híbrido como busca para o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que possam trabalhar em grupos e compartilharem conhecimentos, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo.

Palavras-chave: Ensino Híbrido. Tecnologia e Educação. Inclusão Digital.