DOI: 10.5281/zenodo.8331650

 

Cildilene dos Santos

Pós-Graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e

Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). dossantoscildilenesilvapinto@gmail.com

 

Charlene Brito de Sousa

Pós-Graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e

Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). britocharlene867@gmail.com

 

Mileide Pereira Lima

Pós-Graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e

Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). mileidilima89@gmail.com

 

Raimunda Alves Almeida

Pós-Graduanda em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e

Educação Especial; Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA). raimundaalves16@outlook.com

 

Francisca Izane Fernandes Lopes

Mestre em Educação, pela Universidade São Marcos (USM).

Izanefl3@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS).

 prof.ranilsonuema@gmail.com


RESUMO

Este artigo retrata de forma sucinta sobre atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades físicas e motoras dos alunos com TEA. Tem como principal objetivo discutir o processo de adaptações das famílias a respeito do processo de formação destes alunos nas instituições de ensino, bem averiguar as estratégias utilizadas pelos profissionais da educacional nesse processo. A pesquisa enquadra-se numa abordagem qualitativa, apresentando discussões sobre a inclusão das crianças na educação e o cumprimento de parceria entre a família e as instituições para o sucesso de adaptação dos alunos e para o desenvolvimento da qualidade de vida dos estudantes com TEA. Vale ressaltar que a adaptação dos alunos depende muito do envolvimento de cada uma principalmente das pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA. Porém as adaptações anatômicas, adaptações fisiológicas e adaptações contemporâneas são estratégias para melhor desenvolver diversas habilidades de pessoas com TEA. É importante que os profissionais da educação estejam aptos às mudanças para a melhoria da sua prática educacional. O desempenho escolar das crianças autistas depende do nível de acometimento do transtorno, e o professor deve sempre buscar conhecimentos para atender as crianças e desenvolver nelas os conhecimentos necessários. Sendo assim, para auxiliar no processo de aprendizagem, é notável a importância da utilização de vários recursos pedagógicos e da tecnologia assistiva, favorecendo atividades lúdicas e conduzir o autista a desenvolver inteligências motoras proporcionando a elas boa qualidade de vida.

Palavras-chave: Atividades Práticas. Habilidade Física. Habilidade Motora.