Cildilene dos Santos
Pós-Graduanda
em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e
Educação
Especial; Faculdade
Evangélica de Salvador (FACESA). dossantoscildilenesilvapinto@gmail.com
Charlene Brito de Sousa
Pós-Graduanda
em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e
Educação
Especial; Faculdade
Evangélica de Salvador (FACESA). britocharlene867@gmail.com
Mileide Pereira Lima
Pós-Graduanda
em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e
Educação
Especial; Faculdade
Evangélica de Salvador (FACESA). mileidilima89@gmail.com
Raimunda Alves Almeida
Pós-Graduanda
em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior e
Educação
Especial; Faculdade
Evangélica de Salvador (FACESA). raimundaalves16@outlook.com
Francisca Izane Fernandes Lopes
Mestre em
Educação, pela Universidade São Marcos (USM).
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências
da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS).
RESUMO
Este artigo retrata de
forma sucinta sobre atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento de
habilidades físicas e motoras dos alunos com TEA. Tem como principal objetivo
discutir o processo de adaptações das famílias a respeito do processo de
formação destes alunos nas instituições de ensino, bem averiguar as estratégias
utilizadas pelos profissionais da educacional nesse processo. A pesquisa
enquadra-se numa abordagem qualitativa, apresentando discussões sobre a
inclusão das crianças na educação e o cumprimento de parceria entre a família e
as instituições para o sucesso de adaptação dos alunos e para o desenvolvimento
da qualidade de vida dos estudantes com TEA. Vale ressaltar que a adaptação dos
alunos depende muito do envolvimento de cada uma principalmente das pessoas com
Transtorno do Espectro Autista-TEA. Porém as adaptações anatômicas, adaptações
fisiológicas e adaptações contemporâneas são estratégias para melhor
desenvolver diversas habilidades de pessoas com TEA. É importante que os
profissionais da educação estejam aptos às mudanças para a melhoria da sua
prática educacional. O desempenho escolar das crianças autistas depende do
nível de acometimento do transtorno, e o professor deve sempre buscar
conhecimentos para atender as crianças e desenvolver nelas os conhecimentos
necessários. Sendo assim, para auxiliar no processo de aprendizagem, é notável
a importância da utilização de vários recursos pedagógicos e da tecnologia
assistiva, favorecendo atividades lúdicas e conduzir o autista a desenvolver
inteligências motoras proporcionando a elas boa qualidade de vida.
Palavras-chave: Atividades Práticas. Habilidade Física. Habilidade Motora.