DOI: 10.5281/zenodo.8331640

 

Luzia Cardoso Rocha

Pós - Graduanda em Educação Especial e Docência do Ensino médio e Superior, Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA)

luziakarlacardoso@gmail.com

 

Cristiane da Silva de Souza

Pós - Graduanda em Educação Especial e Docência do Ensino médio e Superior, Faculdade Evangélica de Salvador ( FACESA)

crst294091@gmial.com

 

Diolena Martins

Pós - Graduanda em Educação Especial e Docência do Ensino médio e e Superior, Faculdade Evangélica de Salvador ( FACESA)

diolena.martins@gmial.com

 

Francisca Izane Fernandes Lopes

Mestre em Educação, pela Universidade São Marcos (USM).

Izanefl3@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS).

 prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

O referido artigo trata sobre as ferramentas para inclusão do aluno com deficiência física e escolar e de como são adaptados nas escolas. É notório que desde o princípio da sociedade várias ferramentas foram desenvolvidas para o bem estar e o diálogo das pessoas com deficiência física dentro da sala de aula, porém à medida que o tempo vai passando e as escolas não foram se adaptando para receber os alunos com deficiência física. O IBGE em 2010 aponta que 46 milhões de brasileiros ou seja cerca de 24% da população responderam ter algum grau de dificuldade em enxergar, ouvir, caminhar, subir  degrau ou possuir alguma deficiência mental/ intelectual,  considerando este dado observamos o quão é importante a tecnologia a favor da acessibilidade e da inclusão. O objetivo deste trabalhar é destacar a importância da inclusão de pessoas deficientes no âmbito escolar. A pesquisa foi de cunho quantitativo demonstrando de forma explícita que a tecnologia assistiva na educação promove a funcionalidade dos das pessoas com deficiência a proporcionar mais independência em seu dia a dia e incluí-las na sociedade. A acessibilidade no ambiente escolar é uma pauta que se mantém em evidência no cenário nacional, em razão da urgência de atender os direitos de um público estimado em mais de 45 milhões cidadãos, dos quais 7,5% são constituídos por crianças de 0 a 14 anos. 

Palavras-chave: Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Inclusão escolar.