DOI: 10.5281/zenodo.10116762

 

Bruno Parra Bote

Graduando em Ciências Contábeis (FEF- Fernandópolis, SP)

 

Prof. Ms. Daniela Boreli

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil, possui graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação em Gestão Empresarial e Consultoria pelo Centro Universitário de Jales. Contadora e docente da Fundação Educacional de Fernandópolis, docente na Faculdade Futura de Votuporanga do Grupo Faveni.

 

Natália Barbosa Costa

Graduanda em Ciências Contábeis (FEF- Fernandópolis, SP)

 

Raiany Santos Costa

Graduanda em Ciências Contábeis (FEF- Fernandópolis, SP)

 

Pro. Ms. Rogério de Jesus Ribeiro

Atualmente coordena o curso de Ciências Contábeis (desde 08/2015) da Fundação Educacional de Fernandópolis. Possui graduação em Ciências Econômicas (2003), Especialização em Gestão de Empresas com Ênfase em Marketing (2006), MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Pessoas (2009), discente do curso de Direito (2022) pela Fundação Educacional de Fernandópolis e é Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2015)

 

RESUMO

A utilização de softwares na gestão de processos contábeis é uma tendencia crescente no mercado contábil, com objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade. Desta forma, é importante analisar os impactos na redução de erros e aumento de produtividade na utilização de softwares na contabilidade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o trabalho examinou as vantagens e desafios na implementação de softwares na gestão contábil, bem como, os impactos na redução de erros e aumento de produtividade. De forma secundaria investigou-se alguns dos impactos que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer para o campo da contabilidade e na gestão de processos. Foram analisadas as principais características dos softwares utilizados na contabilidade, como eles atuam e quais as funcionalidades que podem contribuir para a gestão de processos contábeis. Por fim, analisou-se as possíveis limitações e desafios na implementação de softwares na contabilidade, como a necessidade de treinamento de colaboradores e a adaptação dos processos contábeis á tecnologia. Ao desenvolver este trabalho conclui-se que os Sistemas de Informações Contábeis (SIC) são de grande importância para um controle patrimonial e empresarial devido a sua agilidade e exatidão na entrega de informações para tomada de decisão organização e automação das tarefas com o cumprimento das obrigações legais D regulatórias.

Palavras-chaves: Software contábil. Produtividade. Gestão de processos contábeis. Analisar.