Kátia Silene de Ávila Leivas
Kátia Silene de
Ávila Leivas: Licenciada em Pedagogia (FURG), Especialista em Alfabetização e
Letramento (UFPEL), Mestre em Educação Ambiental – FURG. Atua como professora
na Educação infantil e na Coordenação dos Anos Iniciais na EMEF Olavo Bilac
local do presente relato de experiência.ktleivas@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho tem como centralidade
problematizar as contradições no processo de alfabetização, em meio a um
contexto da pandemia do Covid-19. A partir de um trabalho investigativo com as
turmas de 1º ao 4º do ensino fundamental, de uma Escola Pública Municipal, no
ano de 2021 e 2022, na busca de identificar nas condições concretas
experienciadas, como estas afetam no desenvolvimento das crianças e sua
interação no processo de produção do conhecimento, especialmente na fase
inicial de alfabetização. Apoiamo-nos nas bases teóricas que orientam a
organização do currículo e na perspectiva de autores que dialogam com a temática
de alfabetização e letramento na busca por entender o movimento próprio do
processo. As análises fundamentaram- se em Bardin (2010), a fim de identificar,
analisar e sistematizar a objetivação das práticas e compreender o processo de
constituição histórica.
Palavras-chave: Currículo, Alfabetização e Letramento, Práticas educativas na pandemia.