DOI: 10.5281/zenodo.10344767

 

Kátia Silene de Ávila Leivas

  Kátia Silene de Ávila Leivas: Licenciada em Pedagogia (FURG), Especialista em Alfabetização e Letramento (UFPEL), Mestre em Educação Ambiental – FURG. Atua como professora na Educação infantil e na Coordenação dos Anos Iniciais na EMEF Olavo Bilac local do presente relato de experiência.ktleivas@gmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho tem como centralidade problematizar as contradições no processo de alfabetização, em meio a um contexto da pandemia do Covid-19. A partir de um trabalho investigativo com as turmas de 1º ao 4º do ensino fundamental, de uma Escola Pública Municipal, no ano de 2021 e 2022, na busca de identificar nas condições concretas experienciadas, como estas afetam no desenvolvimento das crianças e sua interação no processo de produção do conhecimento, especialmente na fase inicial de alfabetização. Apoiamo-nos nas bases teóricas que orientam a organização do currículo e na perspectiva de autores que dialogam com a temática de alfabetização e letramento na busca por entender o movimento próprio do processo. As análises fundamentaram- se em Bardin (2010), a fim de identificar, analisar e sistematizar a objetivação das práticas e compreender o processo de constituição histórica.

Palavras-chave: Currículo, Alfabetização e Letramento, Práticas educativas na pandemia.