DOI: 10.5281/zenodo.10344903

 

Fabiana Pía Marina Carletto-Körber

Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) – Argentina - fabiana.carletto@unc.edu.ar

 

Inmaculada Casado Gómez

Professor Universitário de Odontologia Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) – Espanha – incasago@ucm.es

 

Pablo Alejandro Fontanetti

Professor Universitário de Metodologia da pesquisa em ciências da saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) – Argentina – pablo.fontanetti@unc.edu.ar  

 

María Rosa Mourelle Martínez

Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) – Espanha – mrmourel@ucm.es

 

Carla Rotter Maurin

Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) – Argentina – carla.rotter@unc.edu.ar

 

Nuria E. Gallardo López

Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) – Espanha – negallar@ucm.es

 

 

Fernando Rafael Vázquez

Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) – Argentina – Fernando.vazquez@unc.edu.ar

 

María Sol Armando

Professor Universitário de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) - Argentina

 

José Francisco Martín Morales

Professor Universitário de Odontologia Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM) – Espanha – josefrma@ucm.es

 

RESUMO

Promover atividades de internacionalização dirigidas ao desenvolvimento de competências interculturais nos estudantes da carreira de Odontologia, com a metodologia COIL entre a Universidade Nacional de Córdoba-Argentina (FO-UNC) e a Universidade Complutense de Madrid-Espanha (FO-UCM). Participaram 24 alunos, das disciplinas de Odontopediatria e Preventiva e Saúde Pública da FO-UNC e FO-UCM respectivamente, 12 de cada unidade académica. Os encontros síncronos foram realizados através da plataforma Google Meet e o trabalho assíncrono foi realizado através de Google Drive e WhatsApp. Os participantes foram divididos em 4 grupos compostos por 6 alunos, 3 de cada universidade. A etapa inicial do curso incluiu atividades dirigidas à socialização e construção de confiança e permitiu que os alunos conhecessem e se esclarecessem sobre diferentes culturas. Além disso, a equipa de professores apresentou os principais componentes do COIL relacionados com a aprendizagem intercultural e com os conteúdos específicos para o trabalho colaborativo do projeto: "Hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes de diferentes culturas". Cada grupo (G) trabalhou de forma assíncrona, acompanhado pelos seus tutores das duas universidades, para a elaboração de um vídeo informativo-educativo sobre os seguintes temas: G1 Rotulagem de alimentos, G2 Consumo de bebidas energéticas em adolescentes, G3 Café da manhã e lanche em escolas e G4 Aleitamento materno; e foram apresentados em plena síncrona. No final do curso, foi enviado um questionário (Google Form) aos alunos e professores, respondido por 87,5% (n = 21) e 100% (n = 9) respectivamente. Foi uma experiência pedagógica enriquecedora para os alunos e para os professores de ambas as instituições, favorecendo a consolidação da equipa de professores e a formação de futuros profissionais com habilidades para atuar num mundo globalizado.

Palavras-chave: COIL, Internacionalização da educação, Interculturalidade.