DOI: 10.5281/zenodo.10344702

 

Erica Fernanda Bastos Avelino

Mestranda em Ciências da Educação; Universidade Autônoma de Assunção (UAA). erica12psico@gmail.com

 

Jardilene Veloso Sousa

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jardilenesousa38@gmail.com

 

Ozineide Nascimento Santos

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. osineidysantos0512@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Rute Soares Sousa

Pós-Graduada em Psicopedagogia. rutinha.soares88@hotmail.com

 

Thelma Pinto Alves

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. thelma.marawell@gmail.com

 

RESUMO

As atividades coletivas são muito importantes para a interação dos alunos. Para o desenvolvimento da aprendizagem é importante a realização de tarefas, atividades, jogos e brincadeiras em grupo, incluindo o aluno com autismo. È importante ficar atento como o estudante com autismo rege nesses momentos e foque naquelas atividades onde ele se sinta mais integrado. Ainda que a inclusão do autismo seja um desafio para os professores, é importante buscar soluções e conhecimento para superá-lo. Adaptação está intrinsecamente ligada a inclusão e vai muito além da presença física do aluno, pois quando falamos de atividades pedagógicas para autistas é necessário um cuidado mais específico. É de suma importância o apoio da escola, família e da equipe multidisciplinar composta por um psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo. Esses profissionais acompanham a criança para que a aprendizagem aconteça de forma efetiva. Além disso, uma equipe multidisciplinar envolvida e atenta com as necessidades da criança, trabalha de forma eficiente para ajudar no seu desenvolvimento e usa estratégias para contribuir com o aprendizado. Dessa forma, a intervenção acontece de forma positiva, possibilitando um ambiente organizado, lúdico e acolhedor. A adaptação de atividades para autistas é de fundamental para a efetivação da aprendizagem e são fundamentais para trabalhar habilidades que facilitem a aprendizagem escolar.

Palavras-chave: Autismo. Adaptação. Atividade coletiva. Aprendizagem.