Erica Fernanda Bastos Avelino
Mestranda em Ciências da Educação; Universidade
Autônoma de Assunção (UAA). erica12psico@gmail.com
Jardilene Veloso Sousa
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e
Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jardilenesousa38@gmail.com
Ozineide Nascimento Santos
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e
Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. osineidysantos0512@gmail.com
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Rute Soares Sousa
Pós-Graduada em Psicopedagogia. rutinha.soares88@hotmail.com
Thelma Pinto Alves
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e
Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. thelma.marawell@gmail.com
RESUMO
As atividades coletivas
são muito importantes para a interação dos alunos. Para o desenvolvimento da
aprendizagem é importante a realização de tarefas, atividades, jogos e
brincadeiras em grupo, incluindo o aluno com autismo. È importante ficar atento
como o estudante com autismo rege nesses momentos e foque naquelas atividades
onde ele se sinta mais integrado. Ainda que a inclusão do autismo seja um
desafio para os professores, é importante buscar soluções e conhecimento para
superá-lo. Adaptação está intrinsecamente ligada a inclusão e vai muito além da
presença física do aluno, pois quando falamos de atividades pedagógicas para
autistas é necessário um cuidado mais específico. É de suma importância o apoio
da escola, família e da equipe multidisciplinar composta por um psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo. Esses profissionais
acompanham a criança para que a aprendizagem aconteça de forma efetiva. Além
disso, uma equipe multidisciplinar envolvida e atenta com as necessidades da
criança, trabalha de forma eficiente para ajudar no seu desenvolvimento e usa
estratégias para contribuir com o aprendizado. Dessa forma, a intervenção
acontece de forma positiva, possibilitando um ambiente organizado, lúdico e
acolhedor. A adaptação de atividades para autistas é de fundamental para a efetivação
da aprendizagem e são fundamentais para trabalhar habilidades que facilitem a
aprendizagem escolar.
Palavras-chave: Autismo. Adaptação. Atividade coletiva. Aprendizagem.