DOI: 10.5281/zenodo.10344887

 

Ana Paula Alves da Silva

Graduanda em Medicina

 

RESUMO

O ambiente de trabalho é um espaço que implica diferentes tipos de risco à saúde do colaborador. As atividades realizadas no contexto hospitalar predispõem a diversas alterações físicas, biológicas e emocionais aos empregados. Neste sentindo, é importante a educação continuada visando a qualificação dos profissionais tendo em vista a exposição ocupacional e segurança técnica do local. Objetivou-se, portanto, identificar na literatura a eficácia da educação continuada sobre acidentes de trabalho no contexto hospitalar. Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura. A busca de artigos ocorreu por meio do Portal de Periódicos CAPES/MEC e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com o uso dos seguintes Descritores de Ciências da Saúde(DeCS): saúde do trabalhador, enfermagem, educação continuada, totalizando uma quantidade de 7 artigos revisados, entre os meses de abril a maio de 2021.Os artigos em estudo mostraram que a educação continuada é uma estratégia de aprendizagem mútua entre a equipe que incorpora métodos de práticas seguras nos ambientes de trabalho. É notório o incentivo ao uso de EPI’s e o treinamento do uso adequado. Quanto às matérias biológicas, observou-se que haviam maiores riscos de incidentes, mas que o programa de educação continuada ofertava conhecimento para que se atingissem metas hospitalares. Além disso, apesar de ser algo necessário, o processo de educação continuada implementado nas instituições ainda necessita de modificações, uma vez que muitos profissionais não têm acesso às informações, sujeitos esses que desempenham atividades onde o risco ocupacional é elevado. Em síntese, A educação continuada é uma ferramenta importante para a capacitação e qualificação profissional ao proporcionar a realização de práticas assim, que haja uma maior qualidade nesse processo. Para que possa haver a realização de práticas seguras.

Palavras-chaves: Saúde do trabalhador; enfermagem; educação continuada.