DOI: 10.5281/zenodo.10344871

 

Telma Lustosa Silva Santana

Professora efetiva da rede municipal da Cidade de Parnaguá Pi, graduada em Licenciatura Plena em Normal Superior, graduada em Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pós graduação em Orientação e supervisão escolar e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente cursando Mestrado em Ciências da Educação, realizando um dos meus sonhos.

 

RESUMO

O presente trabalho trata do Lúdico como ferramenta pedagógica na educação infantil. Por essa razão, pretende como objetivo geral compreender o lúdico como ferramenta didático-pedagógica na educação infantil, e como objetivos específicos analisar a história do lúdico no desenvolvimento humano, além de constar o brincar como recurso pedagógico. A abordagem metodológica consiste em uma revisão de literatura, realizada a partir de livros, artigos e outras fontes acadêmicas, com a finalidade de traçar um embasamento teórico, utilizando pesquisadores tais como Antunes (2015), Campos (2019) e Piaget (2010). Foi possível concluir que há grande importância do brincar e do jogar para professores bem como para a sociedade, sendo fundamental conscientizar o valor de sua utilização em sala de aula, devendo ser indicado como um recurso utilizado para o desenvolvimento, aprendizado e recreação do aluno no seu processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Brincar. Educação infantil. Lúdico. Aprendizagem.