DOI: 10.5281/zenodo.10513406

 

Marciária da Silva Sousa

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. marciaria4@gmail.com

 

Maria Luzeni Pereira Lopes

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. marialuzeni053@gmail.com

 

Maysa Francisca Teixeira Matos

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. maytosmai@gmail.com

 

Mirian de Morais Sousa Fernandes

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. miriandemoraissousafernandes@gmail.com

 

Selma Maria Leite Fernandes

Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. selmamarialeite77@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Inteamericana de Ciências Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com


RESUMO

Avaliar faz parte do nosso dia a dia, quando observamos ou comparamos por exemplo, estamos avaliando. No ambiente escolar, a avaliação é uma prática comum e é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, ela serve para “diagnosticar” e para verificar se o estudante conseguiu assimilar os conteúdos repassados. A avaliação é um processo contínuo e pode acontecer de diversas maneiras. Além de fazer uma análise do desempenho dos estudantes, o docente também pode analisar como está sendo o seu desempenho, pois dependendo dos resultados, ele saberá que precisará sua metodologia para melhor compreensão e assimilação dos conteúdos por parte dos estudantes. Com o advento das tecnologias, os professores estão tendo dificuldades para ministrar suas aulas, pois os estudantes, infelizmente, tornaram-se “escravos” das tecnologias. Mas os docentes podem utilizar essas tecnologias ao seu favor, pois os estudantes estão sempre conectados e, muitas vezes, não utilizam a tecnologia de forma a agregar algum conhecimento. Além disso, fazem parte da realidade da nossa sociedade. Existem n maneiras que os professores podem utilizar as TIC’s na sala de aula, inclusive como instrumento de avaliação. Para tanto, ela deve tornar-se uma aliada dos docentes e contribuir com a construção dos conhecimentos dos estudantes.

Palavras-chave:  Avaliação. Ensino-Aprendizagem. Tecnologias.