DOI: 10.5281/zenodo.10513395

 

Ana Karina Fialho Oliveira Hirata

Graduanda do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, UFMA, São Luís - MA, ana.fialho@discente.ufma.br.

 

Tatiane da Silva Sales

 Doutora em História Social pela Universidade Federal do Pará, Docente Adjunto da Universidade Federal do Maranhão – Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, São Luís, tatiane.sales@ufma.br.

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a violência contra a mulher dentro de uma sociedade patriarcal partindo de um contexto pandêmico, para entender como se deu o aumento dos números de vítimas de violência doméstica nesse período, buscando analisar o quanto os corpos femininos foram historicamente, e ainda são, alvo de controle, vigilância e violências em nossa sociedade. O estudo pontua brevemente as lutas feministas ao longo dos séculos que foram o estopim para grandes mudanças sociais e a implementação do termo “patriarcado”, trazido pelo trabalho de teóricas como Saffioti (2015), Sales (2017), Aguiar; Pelá (2020), finalizando em um estudo de caso acerca da beatificação de uma jovem do interior do Ceará, que preferiu a morte à perda de sua castidade, e como a visão das várias esferas sociais sobre as mulheres contribuíram para projeções idealizadas de seus comportamentos e corpos. A metodologia é baseada na revisão bibliográfica acercada temática a partir da literatura e de dados oficiais, leis historicamente situadas e em entrevistas que contém a história da jovem considerada santa. Como resultado, apresentamos a importância do debate acerca da temática da violência contra a mulher como saída para descontinuidade de aprisionamento de corpos e mentes femininas nas gerações futuras.

Palavras-chave: Relações de Gênero. Violência contra as mulheres. Benigna.