DOI: 10.5281/zenodo.10513365

 

Patrícia Karolaine de Borba Rech

Nutricionista pela FSG Centro Universitário

E-mail: path15.br@gmail.com

 

Joana Zanotti

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente do Curso de Nutrição da FSG Centro Universitário.

E-mail: joana.zanotti@fsg.edu.br

 

Júnia Bettu Telles

Nutricionista pela FSG Centro Universitário.

E-mail: juniatellesapp@hotmail.com

 

Letiélle da Silva dos Santos

Nutricionista pela FSG Centro Universitário.

E-mail: letyellysilva@hotmail.com

 

Cassiane Kellermann Alves

Nutricionista pela FSG Centro Universitário.

E-mail: cassi.kellermann@gmail.com

 

Carolina Pagnoncelli Gabrielli

Mestra em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Nutricionista do Hospital Nossa Senhora de Pompéia.

E-mail: carolinapgabrielli@gmail.com

 

RESUMO

Introdução: Dentre as doenças cardiovasculares (DCV), a Hipertensão arterial (HA) destaca-se por sua elevada prevalência; no Brasil e na China, perfazendo mais de 20% da população total com HA, valor que chega a 71,7% em indivíduos acima de 70 anos. Desta forma, a HA se mostra como grave problema de saúde pública, sendo a si atribuídos 14% das internações gerais e a responsabilidade por elevado e em ascensão número de óbitos. Objetivo: Avaliar a prevalência de Hipertensão Arterial e o perfil dos óbitos em pacientes críticos com Covid-19 internados em um hospital de Caxias do Sul/RS. Métodos: O estudo caracterizou-se como um retrospectivo de coorte, composto por uma coleta de dados de prontuários eletrônicos de indivíduos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por Covid-19. Resultados: A prevalência de Hipertensão Arterial em pacientes com Covid-19 foi de 59,7% entre os indivíduos e 68,5% dos pacientes possuíam acima de 60 anos, sendo os mesmos 62,6% do sexo masculino. Foi encontrada maior prevalência de Hipertensão Arterial nos pacientes diagnosticados com as comorbidades: Diabetes Mellitus 87,0%, Obesidade 68,7%, Doença Renal Crônica (DRC) 83,3%, Câncer 77,8% e outras 69,0%. Conclusão: Por fim, o presente estudo apresentou associação significativa entre os pacientes internados acima de 60 anos, do sexo masculino e que possuíam a comorbidade diabetes mellitus.

Palavras-chave: Hipertensão. Pressão arterial. Covid - 19. Pacientes internados.